STF rejeita pedido de Lula para que Moro remetesse investigações à Corte
Ex-presidente argumentava que Sério Moro usurpou a competência do Supremo e investigou autoridades com foro privilegiado sem autorização
O plenário do Supremo Tribunal Federal rejeitou recurso movido pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no qual os advogados pediam que fossem remetidas à Suprema Corte as investigações contra ele que correm na Justiça Federal do Paraná.
O argumento da defesa de Lula foi que o juiz federal Sérgio Moro usurpou a competência do Supremo, ou seja, investigou autoridades com foro privilegiado sem autorização do STF.
No ano passado, o ministro Teori Zavascki anulou um áudio de conversa entre Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff, no qual era tratado o envio de termo de posse dele como ministro da Casa Civil. À época, Teori também devolveu o processo para Sérgio Moro para prosseguimento de investigações sobre outros áudios, envolvendo políticos.
A defesa de Lula, então recorreu, e o caso foi levado ao plenário pelo novo relator da Lava Jato, ministro Luiz Edson Fachin, que rejeitou o recurso por entender que as interceptações estavam dentro da lei porque eram referentes a Lula e não a outros políticos com foro. Todos os ministros do STF acompanharam a decisão de Fachin.
Deixe seu comentário
Publicidade