MP divulga dados da violência doméstica contra a Mulher em Mac
Levantamento revela que em 89% dos casos, essa violência ocorre dentro de casa, no período da noite
Levantamento estatístico feito pela Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de Macapá (PJDM), do Ministério Público do Amapá (MP-AP), aponta que 1.342 casos de violência doméstica contra a mulher foram cadastrados pela Promotoria em 2014. Revela ainda, que em 89% dos casos, essa violência ocorre dentro de casa, no período da noite, e é praticada, em 88% dos casos, por agressores que convivem ou conviveram em união estável com a vítima, motivados por fatores passionais, como o ciúme, e sob efeito de álcool.
O relatório traduz, de maneira geral, o perfil do agressor e da vítima e dados dos casos, apresentando elementos que subsidiam estudos para a compreensão da complexidade da violência doméstica, em especial no Amapá, além de contribuir para elaboração de Políticas Públicas de combate a essa violência.
Segundo a promotora de Justiça titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de Macapá e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Mulher (CAOP Mulher), Alessandra Moro, o relatório apresenta o resultado positivo das Ações de prevenção e de combate a violência contra a mulher, que foram desenvolvidas pelo MP-AP, nos dois últimos anos em Macapá.
“As ações desenvolvidas pela Promotoria de Justiça despertaram na mulher vítima de violência doméstica, a reflexão e o encorajamento para denunciar seu agressor. Em 77% dos casos cadastrados em 2014, a mulher afirma já haver sofrido outros episódios de violência. A violência, antes velada, começou a aparecer, pois, a mulher mais consciente de seus direitos passou a pedir ajuda”, afirmou Alessandra Moro
Deixe seu comentário
Publicidade