Cidades

Dilma se reunirá com Obama durante cúpula, diz Planalto

Deve fazer visita oficial aos EUA no segundo semestre.



 

A Secretaria de Comunicação do Presidência da República informou que a presidente Dilma Rousseff se reunirá com o colega norte-americano Barack Obama durante a Cúpula das Américas, marcada para abril, na Cidade do Panamá.

Em nota, a Secom informou que Dilma conversou na tarde desta sexta com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Segundo o Planalto, a presidente e Biden reafirmaram no telefonema a importância das relações bilaterais, “especialmente nas áreas de energia e comércio.”

Conforme apurou o G1, Dilma avalia viajar no segundo semestre deste ano aos Estados Unidos para se reunir com Obama, em visita de Estado. A data ainda não foi confirmada, mas a intenção do governo é que o encontro ocorra em setembro.

Após o vazamento de denúncias de que líderes mundiais, incluindo a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã Angela Merkel, haviam sido alvos de espionagem por parte do governo dos Estados Unidos, a presidente brasileira cancelou, em setembro de 2013, a visita de Estado que faria a Washington.

Em outubro do ano passado, porém, após a reeleição de Dilma, ela e Obama se falaram por telefone e, na ocasião, informou o Palácio do Planalto, a chefe de Estado brasileira afirmou ao colega ter “todo interesse” em estreitar as relações entre o Brasil e os Estados Unidos. Na conversa, segundo a Presidência, Obama disse valorizar a parceria com o Brasil e ver grandes oportunidades de cooperação nas áreas econômico-financeira e de energia.

Em junho de 2014, em meio à Copa do Mundo, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, se encontrou com Dilma no Palácio do Planalto e afirmou estar “confiante” de que as relações entre os países seriam retomadas. Após a reunião, Biden fez declaração na Embaixada dos EUA em Brasília e afirmou ter tido conversa “franca” com Dilma sobre as denúncias.


Deixe seu comentário


Publicidade