Cidades

Enfermeiros da Atenção Básica são capacitados em testagem rápi

HIV, sífilis e hepatites



 

Enfermeiros do governo do Amapá e membros da equipe de multiplicadores em testagem rápida do Ministério da Saúde ministraram Curso de Capacitação em Teste Rápido de HIV, Sífilis e Hepatites para os enfermeiros da Atenção Básica do município de Macapá. O treinamento iniciou na terça-feira, 10, e encerrou nessa sexta, 13.

A intenção foi atualizar e formar multiplicadores para implementar o diagnóstico, utilizando metodologia nova e rápida. O diferencial da capacitação ficou por conta do novo teste rápido de HIV realizado por fluido oral. O novo teste rápido de HIV é realizado por fluido oral A nova plataforma, já disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde em algumas cidades do país, é mais simples, menos invasiva e o resultado sai em cerca de 30 minutos, após a coleta. O novo método possibilita ampliar a testagem e dar agilidade no diagnóstico.

O novo método é mais simples e o resultado sai em 30 minutos, após a coleta. “O teste rápido de HIV por fluído oral vai ampliar o acesso, tornando mais rápido o diagnóstico e, por consequência, o início do tratamento. Pessoas tratadas precocemente mantêm a carga viral baixa, o que implica numa melhor qualidade de vida”, disse o enfermeiro responsável pelo teste rápido da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Sesa, Florinaldo Pantoja.


Deixe seu comentário


Publicidade