Cidades

Bebê nasce dentro de táxi na porta da UBS Congós

Enfermeiros agiram rápido no parto feito dentro de veículo



 

Duarenta e oito horas após dois policiais militares fazerem um parto de alto risco no bairro Provedor II, em Santana, distante 17 quilômetros da capital, enfermeiros da Unidade Básica de Saúde (UBS) Congós, na zona sul de Macapá, repetiram o feito salvando mãe e bebê na última quinta-feira, 12.

De acordo com a diretora da UBS, Adriana Reis, a mulher estava com contrações e foi à maternidade Mãe Luzia, onde foi examinada e orientada a voltar para casa por não ter atingido a dilatação necessária para iniciar o procedimento de parto.

Porém, já em casa, a mulher passou a sentir dores fortíssimas e foi levada de táxi pelo marido ao hospital. “O relato do pai é de que ao passar em frente à UBS a esposa entrou em trabalho de parto. Quando eles estacionaram aqui na frente nossos enfermeiros correram para auxiliar. Foi algo preocupante, mas de emoção ao mesmo tempo”, disse a diretora.

O enfermeiro obstetra Celso de Melo, de 30 anos, que acabava de pegar o plantão, disse ter se deparado com a cena mais emocionante da vida dele. “Quando chegamos para prestar socorro a criança já estava nascendo no banco de trás do carro. Fizemos os procedimentos ali mesmo. Aparamos o bebê e depois cortamos o cordão umbilical. A criança foi enrolada em uma manta térmica por causa do frio. A mãe também recebeu todos os cuidados recomendados. Foi o momento marcante da minha vida”, resumiu.

Enquanto a equipe da UBS Congós fazia os procedimentos, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) era deslocada para resgatar mãe e filho e conduzir até a maternidade. Ambos passam muito bem.


Deixe seu comentário


Publicidade