Douglas Lima

Bem e mal

O homem é mau por natureza. E bom, também por natureza. É o ambiente dele que dita que caminho ele segue – o do bem ou o do mal. Mas Deus escolhe pessoas.


Cada pessoa é diferente da outra, na índole. Em traços físicos, nem tanto. Aquele ensinamento religioso de que todos nascemos com pecado, em virtude da desobediência de Adão e Eva, no Paraíso, sem dúvida é verdade. O homem é mau por natureza. E bom, também por natureza. É o ambiente dele que dita que caminho ele segue – o do bem ou o do mal. Mas Deus escolhe pessoas. Veja que de todas as mulheres do mundo Ele escolheu uma simples menina da simples região da Galileia, na também simples Palestina, para ser a Mãe de Jesus. Essas escolhas de Deus, que somente Ele mesmo compreende, salvam o mundo. Pessoas como Maria, Abraão, José do Egito, Madre Teresa de Calcutá, Santo Agostinho e uma variedade de anônimos são exemplos de como se deve proceder para o bem da Humanidade, da vida e da paz. Porém, aí mais uma vez uma coisa que só Deus compreende, os escolhidos geralmente têm uma existência difícil, é o caso, por exemplo, dos discípulos de Jesus. Todos eles, com exceção de João, foram martirizados, ou seja, mortos pelo homem porque eram arautos do bem. Pra concluir, como só Deus compreende, resta-nos a fé para aceitar e admitir que o que Ele faz é para o bem de todos nós. Afinal, isto também é verdade: o bem sempre vence; o mal só ganha batalhas, não a guerra.

 

Bíblia como literatura
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) promoverá, em 20 de maio, Treinamento para Evangelização com Literatura, em Santana. Voltado a integrantes do programa Sócio Evangelizador e pessoas interessadas sobre a temática da evangelização com literatura bíblica, o evento acontecerá, das 9h às 16h, na Igreja Assembleia de Deus de Santana – Templo Central, oferecendo aos participantes a possibilidade de conhecer mais sobre o trabalho da SBB.

A programação inclui as palestras ‘Metodologia da distribuição de literatura’ e ‘A pessoa e a atitude do evangelista’, ministradas pelo coordenador de desenvolvimento institucional, da SBB, pastor Gilvan Lima. O evento contará, ainda, com oficinas de ‘Orientação para evangelismo de crianças’, ‘Conhecendo a semente para semear’ e ‘Conectando o jovem com a Palavra’.

De abrangência nacional, o programa Sócio Evangelizador tem o intuito de despertar nas pessoas o interesse pela Bíblia Sagrada. Milhões de folhetos e livretos com a mensagem de esperança da Bíblia são distribuídos em locais de grande movimento por esses voluntários, para semear a Palavra de Deus no coração das pessoas.

As inscrições para o Treinamento para Evangelização com Literatura são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones 0800 727 8888 e (96) 3281-2038. As vagas são limitadas.

 

Irmandade da cruz
Na obra fictícia de J. R. Tolkien, O senhor dos anéis, um simples hobbit de bom coração chamado Frodo Bolseiro recebe uma missão perigosa. Com o grupo denominado “A Irmandade do anel”, ele deve devolver um anel mágico de ouro ao fogo do Monte da Perdição — onde havia sido forjado — para derrotar as forças do mal.
Durante a jornada, o mal o segue. As batalhas são perdidas. Os amigos morrem. Ao refletir sobre as tragédias, Frodo confidencia ao seu amigo, o sábio Gandalf: “Queria que o anel nunca tivesse chegado a mim.” Gandalf responde: “Isso acontece com todos os que vivem até esse ponto. Mas não lhe compete julgar. Tudo o que você precisa é decidir sobre como usar o tempo que lhe é dado.”
Na “irmandade da cruz”, um servo de Cristo também é testado. Assim como Paulo, podemos nos sentir esmagados pelo peso das circunstâncias (2 Coríntios 1:3-11). O caminho parece excessivamente íngreme para ser escalado, e nos perguntamos se haverá um amanhecer, além da escuridão.
Mesmo que não escolhamos as circunstâncias, devemos decidir confiar em Deus (2 Coríntios 1:9). Por meio da comunhão com o Filho e a capacitação do Espírito Santo, podemos cumprir nossa missão para Deus (1 Coríntios 1:9; João 16:13).
Confie nele para guiá-lo ao longo do caminho. Ele lhe oferece sábios conselhos. Você pode confiar em Deus tanto na escuridão, como na luz. — Mart De Haan


Deixe seu comentário


Publicidade