Douglas Lima

Inteligência artificial

Os recursos da internet transformaram essas questões em problemas globais. Um desafio que está colocado para a sociedade é como lidar com essas situações.


Nova temporada de discussão sobre suicídio começou com a estreia da nova série da Netflix, ‘13 Reasons Why’, sobre uma garota que se mata e deixa 13 fitas explicando as razões do seu gesto. Ao mesmo tempo, outro fenômeno da blogosfera se juntou a esse para incendiar as redes, o jogo Baleia Azul, que desafia os jovens a se ferirem e vai ao extremo de incitá-los ao suicídio. Os recursos da internet transformaram essas questões em problemas globais. Um desafio que está colocado para a sociedade é como lidar com essas situações. Para o economista e empreendedor com foco em inovação e tecnologias disruptivas, Arie Halpern, inteligência artificial é importante na prevenção de situações como essas. Arie Halpern afirma que a inteligência artificial oferece a possibilidade de identificar tendências comportamentais, como essa do jogo Baleia Azul, e disparar alertas para prevenir a sociedade como um todo e as comunidades. Mas a questão é como fazer isso preservando a privacidade das pessoas. Um exemplo nesse sentido vem do criador do Facebook, Mark Zuckerberg, que tem implantado experimentos para que as pessoas que participam da rede de relacionamento possam agir. Uma das ideias já colocadas em prática é possibilitar ao usuário notificar o Facebook se um amigo parecer estar em dificuldades. A rede social então oferece opções, como conversar com um amigo, entrar em contato com uma linha de apoio ou algumas dicas para relaxar e se distrair.

Falta de interesse

Faltando menos de 20 dias do fim da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, apenas 13,6 milhões de brasileiros procuraram os postos de saúde em todo o país. O número representa 27,5% do público-alvo, formado por 54,2 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe. A meta, neste ano, é vacinar 90% desse público até o dia 26 de maio, quando termina a campanha. O Dia D de mobilização nacional para vacinação ocorrerá no sábado, dia 13 de maio.
O Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses da vacina, garantindo estoque suficiente para a vacinação em todo o país. A coordenadora Nacional do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alerta sobre a importância do público-alvo se imunizar dentro do prazo de vacinação para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos.
No Amapá, das 139.546 pessoas previstas para se vacinar, apenas 36.300 procuraram, até agora, os postos de vacinação.

Vida
Quando tinha aproximadamente 7 anos, eu estava no carro com minha mãe e duas irmãs, quando ela parou o veículo no acostamento para estudar um mapa. Eu estava preocupada e perguntei: “Mamãe, nós estamos perdidas?” Ela respondeu alegremente, dobrando rapidamente o mapa: “Não, nós estamos numa aventura.” Minhas irmãs e eu trocamos olhares duvidosos, quando uma delas sussurrou: “Nós estamos perdidas”. As aventuras podem ser divertidas — e assustadoras. Geralmente envolvem um pouco do desconhecido. Ao caminharmos em comunhão com Deus, é provável que experimentemos muitas aventuras inusitadas, e oportunidades para servi-lo. Se formos relutantes ou ficarmos com medo, não aproveitaremos as oportunidades, mas as perderemos. Será que Deus ainda realizará o trabalho? É claro. Mas outra pessoa receberá a bênção. –  Cindy Hess Kasper

Parabéns
Registro o aniversário transcorrido ontem, 8, do querido amigo Juan Monteiro, ele que é administrador e jornalista, faz especialização em Marketing do Agronegócio pela USP. Atuou no cinema como produtor executivo do Filme Tainá 3, com o lendário Pedro Ravai, um dos maiores cineastas brasileiros. Atualmente é editor da revista online Converge e presta consultoria em comunicação política e do agronegócio.


Deixe seu comentário


Publicidade