Cidades

Entidades criticam falta de novidade e amplitude em pacote ant

As medidas anunciadas pela presidente Dilma Rousseff como parte de um pacote de combate à corrupção foram consideradas positivas por entidades que monitoram e analisam instituições, mas foram criticadas por não investir em uma visão estratégica e mais ampla do problema.



 

O pacote foi divulgado após os protestos que ocuparam ruas de várias cidades do Brasil no último domingo e que citavam principalmente casos de corrupção que atingem o governo em diversas esferas.

“Avaliamos que não houve novidades no pacote em relação ao que já havia sido anunciado anteriormente. Entendemos que as medidas, como a criminalização do caixa 2 e a lei anticorrupção, são boas, deveriam ser feitas”, diz Natália Paiva, diretora-executiva da Transparência Brasi.

Mas há dois pontos que insistimos em bater: primeiro, tratam-se de medidas punitivas, que eram necessárias, mas são insuficientes. E segundo, o que não foi atacado neste pacote, é uma visão estratégica para pensar a corrupção, as causas e medidas preventivas ficaram faltando.

Falta uma visão estratégica para se pensar isso não só com punição, mas com prevenção, atacando as causas. Defendemos ainda a limitação da livre nomeação de cargos de confiança por parte do Poder Executivo.”


Deixe seu comentário


Publicidade