Cidades

Ministro Nelson Barbosa minimiza previsão de inflação acima de

Inflação



 

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, minimizou as previsões de mercado de que a inflação deve ultrapassar 8% em 2015. Ele afirmou que as expectativas flutuam e não se confirmam necessariamente.

Pela primeira vez, os economistas das instituições financeiras previram que a inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deverá superar a barreira dos 8% em 2015. Se confirmado, será o maior patamar desde 2003, quando ficou em 9,3%. Em 2015 e 2016, a meta central da inflação é de 4,5%, e o teto, de 6,5%.

“Essa é uma expectativa de mercado e, como qualquer expectativa, ela pode ser revista”, afirmou Barbosa após participar de reunião com a presidente Dilma Rousseff e parte da equipe ministerial para avaliar o cenário político e econômico do país.

Segundo Barbosa, a expectativa de mercado às vezes é “volátil”. “O fato de a expectativa indicar uma inflação elevada nesse patamar não significa que a inflação será nesse patamar”, declarou. Na avaliação do ministro, o ano está começando e as expectativas de mercado vão flutuar.

“É bom lembrar também que. em 1999, quando teve um realinhamento de preços internacionais, a expectativa de mercado naquele momento indicava inflação de mais de 20% e no final do ano ficou em menos de 10%”, afirmou.


Deixe seu comentário


Publicidade