Polícia

Batalhão Ambiental combate furto de gado no interior

Na operação, quatro pessoas foram presas e encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos.


O Batalhão Ambiental, da Polícia Militar do Amapá (PM-AP), tem intensificado fiscalizações em balsas que fazem o transporte de gado no interior do estado. O objetivo de combater o furto desses animais. Em uma das operações, na região do Bailique, na quinta-feira, 1º, uma embarcação foi empreendida com 204 búfalos vindos do Estado do Pará, sendo a maioria sem marca que pudesse identificar a propriedade de origem.

Na operação, quatro pessoas foram presas e encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos. Os depoimentos colhidos indicam que o gado teria sido comprado por sócios de uma fazenda na região do Bailique/Araguari. Além dos vendedores, a polícia também já identificou quem compraria os animais.

Segundo o tenente Bryan Fonseca, comandante da 4ª Companhia do Bailique, as fiscalizações continuam para combater essa prática. “Aqui nós temos duas vias fluviais importantes: a foz do Rio Gurijuba e o Rio Uricurituba, por onde é feito o transporte de animais. São nessas duas rotas que estamos intensificando as fiscalizações”, frisou.

Bryan ainda destacou que o furto de gado é uma prática comum nessa região. No caso do Bailique, alguns animais apresentavam marcações recentes, característica de gado roubado. A Guia de Trânsito Animal, documento que autoriza o transporte, também só permitia a condução de 200 búfalos, 4 estavam à mais na embarcação.

A balsa estava navegando há quatro dias e, devido a debilidade dos animais, eles foram deixados em uma fazenda no Bailique e o administrador do local, ficou como fiel depositário da justiça, ficando responsável pelos búfalos até a identificação da propriedade de origem.

01A operação contou com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA) e da Polícia Civil que continua fazendo as investigações.


Deixe seu comentário


Publicidade