Douglas Lima

Cuidados com a velhice

O cenário atual mostra a necessidade de tornarmos a morada mais segura, não só para idosos, mas principalmente por eles – a queda é o acidente doméstico mais comum entre os idosos.


A média de idade da população brasileira cresceu consideravelmente nos últimos anos. Dados do IBGE mostram que, em 1980, a cada 100 brasileiros, apenas seis tinham mais de 60 anos. Atualmente, este número saltou para 14 a cada 100. Além do impacto econômico do envelhecimento da população no sistema previdenciário, cresce também a importância de se investir em saúde e assistência médica. O cenário atual mostra a necessidade de tornarmos a morada mais segura, não só para idosos, mas principalmente por eles – a queda é o acidente doméstico mais comum entre os idosos. Isso despertou a atenção de profissionais da arquitetura e do design, além de fabricantes de louças, móveis, acessórios e revestimentos no sentido de projetos e produtos que facilitem e tornem o dia a dia dos idosos mais seguro. Nas salas e nos quartos, o ideal é não ter tapetes, mas por se tratar de um item praticamente universal nas residências, o recomendado é prender as pontas com fitas ou por baixo dos móveis, bem esticadas. Mesas de centro diminuem o espaço de circulação e podem ser trocadas por mesas de canto. Modelos um pouco mais altos de sofás e camas facilitam as ações de se levantar e se deitar, e como os idosos costumam se movimentar com frequência à noite, é bom considerar um tipo de iluminação noturna, suave, para iluminar o caminho até o banheiro ou a cozinha, por exemplo.

 

Bem e mal
Cada pessoa é diferente da outra, na índole. Em traços físicos, nem tanto. Aquele ensinamento religioso de que todos nascemos com pecado, em virtude da desobediência de Adão e Eva, no Paraíso, sem dúvida é verdade. O homem é mau por natureza. E bom, também por natureza. É o ambiente dele que dita que caminho ele segue – o do bem ou o do mal. Mas Deus escolhe pessoas. Veja que de todas as mulheres do mundo Ele escolheu uma simples menina da simples região da Galileia, na também simples Palestina, para ser a Mãe de Jesus. Essas escolhas de Deus, que somente Ele mesmo compreende, salvam o mundo. Pessoas como Maria, Abraão, José do Egito, Madre Teresa de Calcutá, Santo Agostinho e uma variedade de anônimos são exemplos de como se deve proceder para o bem da Humanidade, da vida e da paz. Porém, aí mais uma vez uma coisa que só Deus compreende, os escolhidos geralmente têm uma existência difícil, é o caso, por exemplo, dos discípulos de Jesus. Todos eles, com exceção de João, foram martirizados, ou seja, mortos pelo homem porque eram arautos do bem. Pra concluir, como só Deus compreende, resta-nos a fé para aceitar e admitir que o que Ele faz é para o bem de todos nós. Afinal, isto também é verdade: o bem sempre vence; o mal só ganha batalhas, não a guerra.

 

Seguro para sempre
Isabela estava caminhando pela vizinhança para dar um passeio com o seu cachorro, quando viu um jovem correndo em direção a um beco próximo. Logo um carro seguiu atrás dele. O jovem ajuntou um pedaço grande de madeira de um lixo e começou a golpear o carro. Isabela gelou, pois estava em meio a uma luta de gangues.

Repentinamente, o jovem motorista do carro tentou fugir, acelerando e dando ré. Ele acabou batendo em Isabela, que por sua vez, parou no bagageiro do carro e depois foi lançada à rua. Surpreendentemente, ela não se feriu com gravidade.

Mais tarde, ela tentou encontrar um sentido para a sua experiência e procurou ver o lado positivo disso. E chegou a essa conclusão: “Coisas ruins acontecem — coisas trágicas e horríveis. Coisas boas acontecem — coisas maravilhosas e milagrosas. E tudo isso nos acontece aleatoriamente. Mas tudo isso não é mero acaso para Deus, que segura os nossos corações em Suas mãos. Ele sabe que — o sofrimento virá. Mas Deus é […] maior do que os acontecimentos que parecem contradizer a Sua bondade.”

Nós vamos experimentar enfermidades, acidentes, tristeza e morte. Mas não estamos só. Deus está no controle. “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra” (Salmo 34:19). Podemos confiar de que um dia estaremos seguros com Ele para sempre. Deus está sempre no controle, mesmo quando não o vemos. — Anne Cetas


Deixe seu comentário


Publicidade