Cidades

Hemoap faz compra emergencial e prepara licitação de kits soro

Reposição de estoque



 

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) realizou uma compra emergencial de cinco mil kits sorológicos, que suprirá a demanda do Estado pelo período de quatro meses. O órgão também já iniciou o procedimento licitatório de adesão de mais 15 mil kits, para garantir o estoque seguro por mais 18 meses.

A compra emergencial foi necessária porque a nova administração encontrou o estoque de suprimentos muito baixo. Além disso, não houve, em 2014, uma programação para que o Hemoap se mantivesse até a abertura do orçamento de 2015. “O nosso estoque terminou em fevereiro. Conseguimos com o Hemopa, de Belém, 500 kits até a compra emergencial”, explicou o diretor do hemocentro, Domingos Sávio, sobre a compra emergencial.

De acordo com Sávio, o recurso destinado ao instituto é limitado, por, isto, não atende totalmente as necessidades. Em razão disso, a direção recorreu a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), para que fosse feito um remanejamento de recursos para a compra emergencial.

Mensalmente, o consumo é de aproximadamente 1200 kits sorológicos, pois essa demanda atende a rede hospitalar pública e privada do Estado. Cada kit pode ajudar até quatro pessoas.


Deixe seu comentário


Publicidade