Geral
Aluno da rede pública é selecionado para o Parlamento Jovem Brasileiro
Fernando Teles estuda na Escola Alexandra Vaz Tavares e seu projeto de lei visa a facilidade no acesso ao material didático
Estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares, Fernando Teles Costa, de 16 anos, foi selecionado para participar da 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O Fernando vê na oportunidade uma chance de levar seus anseios a lugares onde devem ser ouvidos.
O PJB buscar trabalhar nos jovens a argumentação, respeito à diversidade de opiniões e o olhar crítico sobre sua realidade. Em todo o país foram selecionados 78 projetos de estudantes do ensino médio que viverão a experiência de serem deputados por cinco dias.
Fernando nem sempre gostou de política, mas nos últimos anos o interesse começou a surgir quando viu que o pensar político é essencial para todos. “A política está em tudo, e o que acontece neste cenário hoje reflete na vida de todos nós”, destaca o jovem.
Ele ficou sabendo do projeto ano passado na escola, mas perdeu o prazo de 2016 e ficou pensando na sua participação este ano, quando criou o projeto de lei que busca melhorar o acesso dos estudantes do ensino médio ao material didático usando em sala de aula.
“Os livros são pesados e às vezes é muito conteúdo para escrever tudo o que já temos no livro, então a minha proposta é facilitar a maneira dos alunos terem esse material via plataforma online”, explicou Teles.
O aluno contou com a orientação dos professores, mas realizou o projeto sozinho desde a ideia até a concepção final. A próxima etapa agora será no período de 25 a 29 de setembro, em Brasília, onde Fernando terá a oportunidade de vivenciar cinco dias como deputado federal. “Eu estou bem ansioso para poder ir lá e mostrar minha ideia e conhecer pessoas novas, e ter certeza que estou fazendo a minha parte como cidadão”, conclui, empolgado.
Deixe seu comentário
Publicidade