Cidades

Museu da Base Aérea de Amapá será revitalizado

Espaço, hoje, está abandonado



 

O Museu da Base Aérea, no município de Amapá, distante 302km de Macapá, foi encontrado em completo abandono pela equipe da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A comitiva da secretaria esteve no local para fazer um relatório sobre as condições do museu a céu aberto. O documento será entregue ao governador Waldez Góes, junto com o projeto de revitalização do local.

Segundo o secretário Disney Silva, atualmente, o espaço mais parece com um cenário de uma cidade fantasma. No local há apenas um vigilante e difícil é encontrar alguém por perto e que saiba dar alguma informação. “Essa é a realidade do museu, lamentavelmente. Até a sala onde ficavam as informações e documentos históricos está abandonada, e sem esses documentos, que foram retirados do local”, relata Disney.

A Base Aérea americana foi criada em 1941. O local foi utilizado como ponto de apoio durante a 2ª Guerra Mundial. Em 1946, foi desativada e passou a ser um Centro Aéreo de Treinamento da Força Aérea Brasileira (FAB). Somente na década de 90, passou a ser um museu a céu aberto.

“Atualmente, o local está deteriorado e muitas peças foram roubadas. De acordo com o vigilante, há pelo menos dois anos ninguém do governo aparecia no espaço. Estou muito triste com a situação desse museu, que poderia está sendo visitado pelos amapaenses e turistas, mas está abandonado”, lamenta o secretário da Secult.

O mato tomou conta do espaço, mas ainda é possível ver a torre onde os zeppelins (dirigíveis da época) pousavam e paióis de munições. De acordo com o secretário a equipe está planejando organizar um espaço no próprio museu para reunir os tanques e carros antigos, que ainda estão no local, além de tornar o museu a céu aberto um espaço com condições de receber visitantes. “Precisamos valorizar o potencial histórico cultural do nosso Estado e garantir à população a oportunidade de conhecer locais como esse. Essa é a nossa história e precisamos valorizá-la”, enfatizou Disney.


Deixe seu comentário


Publicidade