Política

Governo apresenta a prefeitos políticas públicas para a juventude

Os gestores tiveram a possibilidade de obter informações sobre a retomada de um dos principais programas do Estado – o Amapá Jovem – que terá o decreto de regulamentação assinado pelo governador Waldez Góes nesta quinta-feira, 31.


Políticas públicas voltadas para a juventude promovidas pelo Governo do Amapá e governo federal foram discutidas em um encontro que reuniu prefeitos dos municípios amapaenses e seus respectivos gestores de Assistência Social e Juventude. Na ocasião, discutiu-se sobre a implantação dos Conselhos Municipais de Juventude, além da apresentação do Programa Amapá Jovem e apresentação dos programas federais Estação Juventude e ID Jovem. Esteve presente no evento, também, a representante da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), Cíntia Soares.

Os gestores tiveram a possibilidade de obter informações sobre a retomada de um dos principais programas do Estado – o Amapá Jovem – que terá o decreto de regulamentação assinado pelo governador Waldez Góes nesta quinta-feira, 31. O objetivo do programa é proporcionar maior qualidade de vida a população de 15 a 29 anos por meio da intensificação de políticas públicas voltadas para as áreas da educação, saúde, empreendedorismo e outros setores. A previsão é de que o Amapá jovem atenda cerca de cinco mil pessoas em todos os municípios do Estado ainda no segundo semestre de 2017.

Outro assunto discutido durante o encontro foi a implantação dos conselhos municipais da juventude, a serem estabelecidos. “Eles são estratégicos no sentido da representatividade dos jovens, mas também como órgão fiscalizador do acompanhamento e composição de políticas públicas para o Executivo municipal”, ressaltou a secretária, acrescentando que o Conselho Estadual de Juventude do Amapá foi aprovado nesta quarta-feira, 30, pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). A medida pode ser um estímulo para o estabelecimento do mecanismo nos municípios.
O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, foi um dos participantes e destacou a importância de obter maiores informações sobre as políticas públicas voltadas para a população de 15 a 29 anos. “Estas ações dão oportunidades aos jovens e são importantes para incentivá-los principalmente em momentos de instabilidade econômica do país”, frisou.

O prefeito do município de Amapá, Carlos Sampaio, reforçou que as políticas públicas impulsionam especialmente o empreendedorismo na juventude. “Muitos dos nossos jovens não têm a oportunidade de trabalhar ou fazer um curso profissionalizante. Então acredito que as medidas apresentadas neste encontro representam uma forma direta de beneficiar esse público”, afirmou.

A coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura de Pracuúba participou do evento e destacou que a palestra foi uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as políticas públicas que podem beneficiar os jovens de seu município. Ela avaliou que o Amapá Jovem trará um retorno positivo a juventude do interior.

“Gostei muito de ouvir sobre a proposta e tenho certeza que ela vai ser muito interessante para a nossa população por trazer oportunidades aos jovens. Isso é importante para evitar que eles se envolvam com drogas e criminalidade”, pontuou.


Deixe seu comentário


Publicidade