Política

Amapá sediará lançamento do Censo Agropecuário

Governador Waldez Góes reuniu com representantes do IBGE para tratar da solenidade, que vai ocorrer no dia 2 de outubro.


O governador Waldez Góes recebeu na tarde desta sexta-feira, 01, representantes da unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para tratar da cooperação do governo do Estado no lançamento do Censo Agropecuário que vai ocorrer no dia 2 de outubro no Amapá e deve mobilizar o setor produtivo.

O levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola, será realizado pelo IBGE a partir do mês de outubro em todos os municípios brasileiros.

Serão coletadas informações, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimentos e o que produzem; utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras, entre outros dados do setor. Para a realização da pesquisa, está prevista a contratação de mais de 25 mil servidores temporários em todo o país.

O chefe da unidade estadual do IBGE, Haroldo Canto Ferreira, explicou que o objetivo do levantamento é buscar dados detalhados desde a agricultura familiar até o agronegócio, as informações são completamente sigilosas e usadas apenas para estatísticas.

“Esse tipo de pesquisa não era realizada há quase uma década, e através dela vamos saber as mudanças no setor desde o último levantamento. O mapa da atividade produtiva também vai ajudar o governo na aplicação necessária de recursos, construindo políticas públicas específicas para o setor, a partir dos resultados”, enfatizou Ferreira.

A pesquisa pretende investigar informações em cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários. O resultado do Censo deve ser divulgado no início de 2018.

“Todas as nossas parcerias com o IBGE são de sucesso, a exemplo da Base Cartográfica e a Rede Geodésica, e agora, com a criação do mapa da atividade produtiva pelo instituto, vamos ter a objetividade em trabalhar as políticas que beneficiem do produtor ao consumidor”, pontuou o governador Waldez Góes.


Deixe seu comentário


Publicidade