Técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR) se reuniram com representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae/AP) para estreitar relações entre os órgãos, com objetivo de fortalecer o setor agrícola do Estado.
As instituições objetivam fechar um Termo de Cooperação Técnica para transformar os servidores do governo em multiplicadores das ações do Sebrae/AP, com foco nas atividades em comunidades rurais. Para isso, eles serão capacitados com a metodologia do Sistema Sebrae.
Na ocasião, a gestora de projetos no Sebrae/AP, Larissa Queiroz, (foto), apresentou os serviços que a instituição desenvolve para o setor primário. Ela explicou que existem programas voltados para a cadeira produtiva do açaí, trabalhando com o extrativista, produtor, exportador, batedeira e agroindústria; e no agronegócio e agricultura familiar, atendendo todos os segmentos rurais solicitados, como piscicultura, mandiocultura e floricultura.
A gestora ainda destacou que os projetos visam melhorar a qualidade da matéria-prima, fortalecer a cultura de cooperação, priorizar o acesso a novas tecnologias, promover capacitação gerencial, e fomentar o aumento de áreas planejadas e mercados. “O Sebrae tem uma ação específica para cada ponto estratégico e, por isso, é importante o apoio de outros órgãos”, disse.
Segundo a gerente do Núcleo de Organização da SDR, Francirene Leão, a reunião aconteceu com a finalidade de informar sobre as ações do Sebrae, antes de concretizar a parceria entre as instituições. “Foi uma grande oportunidade para que os técnicos pudessem participar e aprovar a integralização dos programas que serão desenvolvidos ao setor primário”, ressaltou.
Também participaram da reunião os técnicos da Agência de Pesca do Estado do Amapá, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), Instituto Estadual de Floresta e Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade