Alunos da gestão compartilhada militar são destaque em Desfile Cívico
Encerramento de desfile foi marcado por emoção, respeito e inclusão social
Entre os diversos grupos de estudantes que desfilaram nesta quarta-feira, 13 de setembro, no Desfile Cívico Estudantil acontecido no Sambódromo, 180 alunos marcharam com mais intimidade com a expressão militar. Eles eram os alunos das escolas estaduais de gestão compartilhada militar Risalva Freitas do Amaral e Antônio Messias Gonçalves.
Perguntados sobre a emoção de desfilar no evento que alude à criação do ex-Território Federal do Amapá e que encerra a Semana da Pátria, a maioria respondeu que união, cidadania, gratidão, paz e orgulho motivavam a marcha firme e coordenada.
Com o tema “A educação promovendo a cultura da paz”, a Escola Risalva Freitas do Amaral, de gestão compartilhada entre Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, foi a primeira a participar do desfile promovido pelo governo do Estado.
Após a apresentação das bandeiras oficiais, a escola levou para a avenida 90 estudantes, divididos em três pelotões, e mais o corpo técnico de 12 professores. Ao som da Banda Marcial dos Bombeiros, cada pelotão foi conduzido por seus chefes de monitoria disciplinares. Eles gritavam “bombeiros!” e “vidas alheias, riquezas salvar!”, arrancando aplausos do público que prestigiava o evento.
A estudante Mylena Huk Gazel, 13 anos, cursa a 8ª série na Risalva Freitas. Este é o primeiro desfile que participa e, por isso, considera este momento bastante simbólico. “É muito emocionante. Estamos representando a comunidade do Pantanal, Bombeiros e os alunos que não puderam estar aqui. Representamos a educação com ordem, respeito e civismo”, frisa. A escola também foi premiada em primeiro lugar pelo concurso de redação sobre cultura da paz, organizado pela Seed. A aluna Elaine Rebeca Guerra Dias, de 13 nos, concorreu pela categoria Fundamental II e ganhou um tablet.
A Escola Antônio Messias, de gestão compartilhada com a Polícia Militar (PM), foi a última escola a desfilar na Ivaldo Veras. Participante do 15º pelotão, com o tema “A paz começa com um sorriso”, os 90 alunos entraram na avenida ao som da Banda Marcial da Polícia Militar. A escola trabalha com educação inclusiva e um momento marcante no desfile foi a participação dos alunos com deficiências dentro da viatura da PM.
A professora Viviane Barbosa, que foi prestigiar o desfile e possui na sua família pessoas com deficiência, achou essencial a inclusão do aluno. “Notamos um ensino diferenciado, que não estamos acostumados, mas que pelo visto agrega todos sem distinção. A educação é plural e fortalecer minorias é fundamental para promover o respeito e a paz”, pontua.
O estudante Willian Oliveira, 17 anos, estuda na Antônio Messias desde a 6ª série e agora cursa o 3º ano. Para ele, desfilar pela escola é motivo de orgulho e respeito. Ele afirma que é notável a diferença de disciplina e respeito pelos professores. “O ensino de gestão compartilhada militar na nossa escola é muito bom, pois investe muito no nosso crescimento. Antigamente não tínhamos infraestrutura adequada, nem limites. Mas agora reconhecemos o valor da educação e é um orgulho estar nesse desfile”, argumenta o aluno.
Deixe seu comentário
Publicidade