A Secretaria de Estado da Educação (Seed) anunciou no último domingo, 26, a nomeação de sete diretores indígenas para atuação nas aldeias do Estado, através do Decreto n°1708, assinado pelo governador Waldez Góes. O comunicado aconteceu no encerramento do Fórum Indígena do Amapá, na aldeia Kumarumã, em Oiapoque.
Durante o evento, o governador Waldez se comprometeu a intensificar a formação de professores e promover mais um concurso de docentes da área indígena. Também foi anunciado a contratação de 45 professores para a comunidade de Kumarumã, e autorizados 151 contratos da educação para toda a população indígena do Amapá.
A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, afirmou no fórum que a pós-graduação com foco na educação indígena, uma das reinvindicações das comunidades presentes no evento, retornará em julho.
“A pós-graduação estava paralisada há 4 meses por falta de pagamento da gestão passada. O governador já se reuniu com as secretarias de Governadoria e Educação, além da Escola de Administração Pública (EAP) e a instituição formadora, para que que em julho o curso seja reiniciado”, explicou Medeiros.
O curso de nível médio e magistério voltado aos indígenas, também paralisados, deverão ter continuidade no segundo semestre, informa a secretária. “Estamos pedindo histórico escolar de cada aluno e fechando essa análise para retomarmos as aulas”, avisou.
Em relação ao prédio da escola na aldeia Kumarumã, inacabada também por falta de pagamento à empresa responsável pela construção na gestão passada, Medeiros declarou que já está em análise com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) para que seja retomada a obra, pois a Seed vai garantir o acesso à escola.
Deixe seu comentário
Publicidade