Cidades

Pesquisa do IBGE revela que 43% dos domicílios do Amapá têm ac

Dados integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios



 

Em 2013, 44,8% dos domicílios amapaenses (87 mil) tinham acesso à internet. Desses, 79 mil utilizavam a rede por banda larga móvel, o que correspondia a 91% do total de domicílios com utilização da internet. Outros 14,3% tinha acesso por banda larga fixa, sendo 12 mil residências no local.

Essas e outras informações integram o suplemento Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal, da Pnad 2013, realizado em convênio com o Ministério das Comunicações. Nesta terceira edição do suplemento foram investigados, pela primeira vez, o número e o tipo de televisores (tela fina ou tubo) por domicílio, a recepção do sinal digital de televisão aberta, televisão por assinatura e antena parabólica, além dos equipamentos utilizados para acessar a Internet (celular, tablet, computador, TV ou outro equipamento eletrônico) e o tipo de conexão utilizada (sinal de rede celular – 3G ou 4G; discada e/ou banda larga).

De acordo com a pesquisa, 281 mil pessoas com idades a partir de 10 anos acessaram a internet em 2013 no Amapá , o que correspondia a 47% da população.
Pouco mais de 4 a cada 10 domicílios utilizavam a rede apenas por telefone móvel celular ou tablet, em 2013, no estado, representando 43% dos domicílios particulares permanentes com utilização da internet (37 mil).

Cerca de 10 mil domicílios amapaenses tinham utilização da internet somente por microcomputador, o que correspondia a 11,9% no total de domicílios particulares. Em 15 mil lares amapaenses havia pelo menos um tablet (7,5%).

Ainda de acordo com o detalhamento da pesquisa, 429 mil pessoas com idades a partir de 10 anos tinham telefone móvel celular para uso pessoal (71,9%); 50 mil domicílios tinham acesso ao sinal digital de televisão aberta, o que correspondia a 27,6% no total de domicílios particulares permanentes com televisão. 21,7% dos domicílios com televisão tinham acesso à televisão por assinatura no total de domicílios particulares permanentes (39 mil domicílios).

Pouco mais de 1 a cada 4 domicílios (25,7%) contavam com recepção de sinal de televisão por antena parabólica no total de domicílios particulares permanentes com televisão (47 mil domicílios).


Deixe seu comentário


Publicidade