Atendimento odontológico proporciona qualidade de vida a morad
Na gestão de Clécio Luís foi implantado consultório odontológico na Vila Progresso
Durante ação de inauguração da UBS Vila Progresso, realizada na sexta-feira, 1º de maio, a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou ações de educação em saúde, distribuição de kits odontológicos e diversos procedimentos odontológicos, algo que há muito tempo a comunidade não tinha. Na gestão do prefeito Clécio Luís foi implantado na Vila Progresso um consultório odontológico, uma conquista para quem precisava viajar até a capital para obter uma consulta, já que o arquipélago não possuía mais esse atendimento desde 2010.
O catraieiro João da Silva Barreto levou os dois filhos, de 7 e 9 anos, para receberem orientações sobre a forma correta de fazer a escovação dos dentes e kits odontológicos. “Para a gente, que mora tão longe da capital, é muito bom ter esse atendimento. Meus filhos só passaram a ir ao dentista no ano passado, e ter esse profissional aqui facilita muito a nossa vida”. A estudante Tayane Lima viveu uma situação de emergência no fim de 2014. “Cai jogando bola e quebrei um pedaço do meu dente, se não fosse o dentista da unidade eu ia ficar com o dente quebrado e sentindo dor até poder ir para Macapá”.
O consultório odontológico implantado no Bailique foi adquirido em abril de 2014 por meio de recurso federal, e contém um equipo odontológico; uma cadeira odontológica e uma unidade auxiliar odontológica; e ainda um kit de peça de mão, composto por um micromotor, uma peça reta, um contra-ângulo e uma caneta de alta rotação. De abril a dezembro do ano passado, 703 atendimentos odontológicos foram feitos. O arquipélago conta com um profissional dentista, que reside na comunidade, e um auxiliar de saúde bucal, que realizam atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Deixe seu comentário
Publicidade