Cidades

Artesanato do Amapá voltará a ser exposto em feiras nacionais

Vitrine



 

Depois de quatro anos sem representatividade efetiva junto ao Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), o governo do Estado ganhou assento e o direito de participar das principais feiras nacionais do segmento. O assunto foi tratado na primeira reunião de 2015 dos coordenadores estaduais do PAB, em Brasília.

O Amapá esteve representado por Arnold Braga Júnior, coordenador de Artesanato da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). A troca de experiência foi bastante positiva para o crescimento e fomento do artesanato local. “Ficamos um bom tempo sem participar das exposições e feiras fora do Estado. Agora vamos nos programar para estarmos presentes em pelo menos dois grandes eventos este ano”, comemorou.

O primeiro será na 16ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Feneart), de 2 a 12 de julho em Recife. A segunda participação é na Feira do PAB, que ocorrerá em outubro, em São Paulo, com data ainda a definir. A ideia é levar, pelo menos, quatro artesãos amapaenses e seus produtos para os dois eventos.

A secretária de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Marciane do Espírito Santo, diz que, aos poucos, o artesanato volta a ganhar seu espaço e destaque nacional. “Sob a orientação do governador Waldez Góes, estamos criando mecanismos e buscando alternativas para levar o artesanato local aos grandes centros consumidores do país. Nosso retorno às feiras é uma excelente oportunidade para dar visibilidade e o fechamento de bons negócios”.

Segundo Marciane, o artesanato é pontuado como uma das mais ricas formas de expressão da cultura e criatividade de um povo e tem um forte viés econômico, com impacto crescente na inclusão social, geração de trabalho, renda e potencialização de vocações regionais.


Deixe seu comentário


Publicidade