A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está realizando capacitação voltada aos profissionais do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (Nasf), Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad), Estratégia Saúde da Família (ESF), médicos e enfermeiros. Eles estão sendo orientados para atuar na notificação de violência doméstica e sexual de crianças e adolescentes. O aperfeiçoamento é referente ao Dia Nacional do Enfretamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.
A enfermeira Ana Célia Cavalcante apoia a realização de capacitações como forma de melhorar os serviços prestados à população. “Acho importante que nós, profissionais de saúde, tenhamos constantemente capacitações, pois sempre tem algum item novo que está sendo aplicado, e isso fortalece nossa atuação dentro das unidades”.
A coordenadora municipal de Saúde da Criança, Raphaela Chaves, explica que o preenchimento das notificações dentro das Unidades Básicas de Saúde ajuda a conhecer a realidade do município no que diz respeito à prática de violência contra crianças e adolescentes. “A violência sexual praticada é uma das mais graves violações de direitos humanos e está presente na realidade de todos os países, daí a importância de identificar esses casos e dar o apoio e tratamento adequado às vítimas e familiares”.
Deixe seu comentário
Publicidade