Nota 10

Complexo do Araxá é palco da 9ª edição do Amapá Jazz Festival

Abertura acontece às 20h desta sexta-feira com show do Amazon Music e homenagem ao violonista Nonato Leal, um dos pioneiros da música instrumental no Amapá e prossegue sábado, com atrações locais e nacionais.


Acontece às 20h desta sexta-feira (15) no Complexo do Araxá, em Macapá, a abertura da 9ª edição do Amapá Jazz Festival. O evento, considerado como um dos maiores eventos do gênero da Amazônia, será aberto pelo Amazon Music, sob o comando do músico Finéias Nelluty e em seguida fará homenagem a um dos pioneiros da música instrumental do Amapá, o violonista Nonato Leal, que completa neste ano 90 anos de idade e 70 de carreira musical. Coordenador do festival, Finéias Nelluty falou sobre o evento na manhã desta sexta-feira (15) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9):

– Hoje é um dia muito feliz não apenas para mim, como também para todos os amantes da boa música, porque é o primeiro dia do 9º Amapá Jazz Festival, esse grande evento que muito nos orgulha ter idealizado e estar na frente, e que acontece hoje e amanhã no Complexo do Araxá. O evento começou em 2008 e já tem uma trajetória linda, de tantos momentos proporcionados pela musica que ficaram inesquecíveis na memória das pessoas que curtem a música instrumental, a música de qualidade – descreveu.

Segundo Finéias, além das atrações, que levarão ao público um repertório com músicas nacionais e internacionais, a trajetória do festival será mostrada em um documentário através de um telão: “Trazemos várias novidades nesta edição, como a veiculação, hoje, em um telão, de um documentário produzido pela Grafite produções mostrando toda a historia do Amapá Jazz, que nesta sexta começa com o quinteto Amazon Music, que é o nosso quinteto, que eu faço parte e tem 10 anos fazendo esse trabalho na noite de formação de plateia para esse gênero musical; em seguida sobe no palco o mestre Nonato Leal, o nosso homenageado, que aos 90 anos ainda toca seu violão e completa 70 anos de musica; logo depois Israel Cardoso se apresenta com o seu quinteto. A noite vai encerrar com Heberson Fernandes e o seu sexteto formado por grandes músicos”.

De acordo com Finéias, o público será brindado no sábado com outras grandes atrações: “No sábado o público terá a oportunidade de assistir vários outras grandes apresentações, como os músicos Israel Nascimento, Mareco’s Land e Manoblues Band, que vão executar um repertório de memoráveis sucessos regionais, nacionais e internacionais. O público também poderá prestigiar a exposição ‘Instrumentarte’, do músico Ceará da Cuíca, e o Coletivo da Galeria de Artes Samaúma”.

Finéias destacou o apoio da prefeitura de Macapá (PMM), através da Fundação Municipal de Cultural (Fumcult): “O festival tem crescido tanto que já se internacionalizou; recebemos quase diariamente e-mails de músicos de vários países querendo participar, e já se firmou como um dos maiores eventos de jazz da Amazônia, isso graças à dedicação de todos os seus mentores e participantes e ao apoio da prefeitura de Macapá e da Fumcult, através de um Termo de Fomento. Quero aproveitar a oportunidade para convidar toda a população para prestigiar o evento, que acontece hoje e amanhã no Complexo do Araxá”.


Deixe seu comentário


Publicidade