População pode participar do Diagnóstico Interativo do PPA pel
Waldez Góes fez apresentação das diretrizes do diagnóstico a gestores e técnicos setoriais do estado
O governo do Amapá iniciou o Ciclo de Planejamento e Construção do Diagnóstico Interativo do Plano Plurianual (PPA). A novidade do processo é a participação popular, que inclui um debate entre a sociedade e especialistas do estado, através de canais de comunicação como rádio e internet incluindo dispositivos móveis. O cronograma das ações interativas ainda será anunciado pelo governo.
Após a consolidação de diretrizes para o quadriênio de 2016 a 2019, o governador Waldez Góes apresentou a metodologia e estratégias do ciclo aos gestores e técnicos setoriais do Estado, durante um workshop no Salão Nobre do Palácio do Setentrião.
De acordo Waldez, o novo plano estratégico estará baseado em cinco eixos: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, infra-estrutura, defesa social e gestão e finanças. Também será realizado, conforme proposta do chefe do Executivo estadual, um exercício de diminuição de programas e ações de forma efetiva à sociedade. Atualmente o PPA contempla 124 programas e mais de 500 ações.
O Diagnóstico Interativo tem como objetivo levantar informações e verificar o cenário atual em relação às metas desejadas para o desenvolvimento do Estado. Essa etapa será um instrumento para a elaboração e execução de políticas públicas que atendam os princípios de eficiência, eficácia, efetividade e impacto.
O secretário de Estado de Planejamento, Antônio Teles Júnior, declarou que a intenção é iniciar um panorama dos referenciais de trabalho para a condução das políticas públicas, que, segundo ele, só são eficientes pelos resultados que elas são capazes de alcançar.
A Construção do Diagnóstico Interativo iniciou com uma escuta técnica e pesquisa. Além do workshop, o diagnóstico ainda incluirá o Fórum dos Prefeitos, Reunião Temática com os Poderes, PPA Interativo em Debate e Conferência.
Compromisso
Na primeira etapa do Ciclo de Planejamento foram definidas as diretrizes, através de desdobramento técnico da proposta de governo registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Durante o workshop, o governador lembrou da importância da missão das lideranças envolvidas no planejamento: “É preciso que haja pessoas comprometidas com o Estado. Responsáveis em ajudar, planejar e ajustar o Amapá para execução de políticas que garantam sustentabilidade, transparência e resultado”.
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