A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) iniciou nessa quarta-feira, 27, capacitação de 28 fiscais e agentes de fiscalização para operação da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), que será implantada no Estado. O treinamento prossegue até sexta, 29, com aulas expositivas e prática.
A capacitação tem por objetivo informatizar a emissão do Guia de Transito Animal (GTA), e terá como instrutor Diego Luiz Gomide Costa e Rodrigo Padovani, ambos do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O curso é uma realização da Coordenadoria de Defesa Agropecuária e o Núcleo de Sanidade Animal da Diagro em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral , Federação de Agricultura do Estado do Amapá, Superintendência Federal de Agricultura e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Integração de sistemas
A Plataforma de Gestão Agropecuária é uma ferramenta informatizada de integração de sistemas com a formação de uma base de dados nacional, de utilização pública, contendo as informações que existem nos órgãos de sanidade agropecuária presentes em todos os Estados e da base de dados corporativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A PGA garante maior controle, transparência e credibilidade dos sistemas agropecuários, registrando todas as ocorrências praticadas por produtores, frigoríficos, fabricantes de elementos de identificação animal, órgãos executores de sanidade agropecuária.
Quando em pleno funcionamento, a PGA será a maior plataforma do gênero, aumentando ainda mais a confiabilidade dos produtos de origem animal, diminuindo embargos e propiciando melhoria na defesa agropecuária do Estado.
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