Núbia Souza afirma que vai priorizar o restabelecimento do Pro
Nova secretária de políticas afrodescentes trabalha há mais de 20 anos com as comunidades negras urbanas e rurais
O governador Waldez Góes deu posse, em solenidade no Palácio do Setentrião, à nova secretária extraordinária de políticas afrodescendentes, Núbia Cristina Santana de Souza. Mais de duzentas pessoas da cultura popular afrodescendente, grupos de marabaixo, batuque, entidades de cultos das religiões de matriz africana e movimento hip-hop, dentre outros segmentos, acompanharam a posse.
A nova secretária afirmou que sua principal missão é restabelecer o Programa Amapá Afro. “Em 2010 conseguimos aprovar o projeto, mas ele foi guardado, não foi colado em prática. Nossa principal meta é retornar essa política, que trata-se de uma construção coletiva da população afrodescendente do Amapá”, afirmou a Núbia.
Além disso, Souza defendeu o diálogo permanente com a comunidade. Em seu discurso de posse, a secretária afirmou que ela, assim como os grupos que representa, foram desrespeitados durante os últimos 4 anos. Ela conclamou a sociedade à ajudá-la, enquanto gestora, na promoção das políticas sociais, culturais e do movimento negro do Estado. Para Waldez, a secretária Núbia de Souza traduz o rosto e a luta do movimento negro do Amapá: “Eu tenho certeza que essa nova colaboradora, assim como os demais que compõem o governo, reúne essa legitimidade dos movimentos, da sociedade, dos segmentos que representam”.
O governador prevê que, com a nova representante da pasta o Programa Amapá Afro será tirado da gaveta. “Eu tenho esse sonho, nós idealizamos e criamos esse programa junto aos movimentos e desde 2011 ele foi esquecido. Entendo que nós temos o dever e obrigação de resgatá-lo, ainda que sejam necessárias emendas, melhorias”, garante.
A lei que institui o Programa Amapá Afro foi publicada no dia 25 de novembro de 2010 e tem a finalidade de programar políticas públicas direcionadas à redução das desigualdades raciais para a população negra, afrodescendente e quilombola. O objetivo é proporcionar ações para garantir melhoria das condições de vida e a consolidação de seus direitos constitucionais de cidadãos.
Na ocasião, também foram empossados os membros do Conselho Estadual de Cultura, para o biênio de 2015/2017. Participaram da solenidade secretários, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Perfil
Núbia de Souza, também conhecida como Núbia Quilombola, nasceu em Macapá. Formada em Pedagogia, trabalha há mais de 20 anos com as comunidades negras urbanas e rurais, liderando o movimento quilombola, estando à frente da Secretaria da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).
Deixe seu comentário
Publicidade