Instituições se unem para afastar jovens da criminalidade
Projeto ‘Segurança Resgatando Valores’
A Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria) deu início ao projeto Segurança Resgatando Valores (Segresv) para menores em conflito com a lei que se encontram no Centro de Internação Provisória (CIP) e no Centro Sócio Educativo de Internação (Cesein).
O projeto, executado em parceria com o 8° Batalhão da Polícia Militar, visa resgatar valores éticos e morais com atividades culturais e esportivas, bem como, aproximação da família e escola, buscando a ressocialização.
No CIP, permanecem, em média, 51 jovens em internação provisória (com medida cautelar, sem sentença definitiva) e no Cesein (internação com medida socioeducativa já sentenciada) em torno de 80 adolescentes.
Na última terça-feira, 26, um mutirão foi formado para reestruturar a parte interna do Cesein, com limpeza, capina e pintura. Hoje, na quadra do CIP, a programação deu continuidade com a apresentação do grupo de rap Relatos de Rua – que apresentou depoimentos sobre superação e mostrou como a música ajudou a afastar muitos jovens da criminalidade.
De acordo com a Presidente da Fcria, Alba Nize Colares, o projeto muda uma antiga realidade nos centro de internação: adolescentes passavam muito tempo nos alojamentos, sem atividades com resgate de valores de normas e regras, que ao longo de suas histórias de atos infracionais foram perdidas.
Nessa quinta, 28, no Cesein, foram realizadas atividades de esporte e lazer, com apresentação de danças, aulas de karatê, jiu-jitsu, muay thay e capoeira, através do Programa “Combatendo a Causa” da ONG Associação Beneficente Cafarnaum.
As atividades seguem também em parceria com a Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel), Vara da Infância e Adolescência, e Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.
Deixe seu comentário
Publicidade