EDP está concluindo pagamento de compensação às vítimas da enc
Desabrigados já foram cadastrados
Desde quarta-feira, 27, as vítimas da inundação em Ferreira Gomes estão recebendo o valor compensatório da EDP, empresa responsável pela construção da usina hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, no Rio Araguari. As divergências cadastrais foram corrigidas, porém as famílias que não conseguirem receber sua indenização ou sentirem-se de alguma forma lesadas devem ingressar na Justiça para receber seus direitos.
Os valores fixos de R$ 20 mil e R$ 35 mil, para chefes de família e comerciantes, respectivamente, foram resultados de constantes reuniões entre gestores do Governo do Amapá, Prefeitura de Ferreira Gomes, Ministérios Público Estadual e Federal e da empresa EDP.
Para agilizar a indenização às vítimas, na época do sinistro, o governo do Estado aumentou o quantitativo de profissionais da Defesa Civil para realizar as visitas às residências e fazer o cadastro das famílias. Segundo o major Sandro Bonfim, da Divisão de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros, as famílias que não conseguiram fazer seu cadastro e querem garantir seus direitos devem ingressar judicialmente para obter o benefício.
“Nos deram um prazo de dois dias para concluir o cadastro, pois era preciso ter um parâmetro de famílias atingidas para estabelecer o valor a ser pago pela empresa e, assim, fazer o Termo de Ajustamento de Conduta. Algumas famílias não conseguiram fazer seu cadastro porque foram se alojar em outro município e deixaram suas casas fechadas. Entretanto, o direito delas está resguardado na ação judicial que cada família e representante exterior pode ingressar”, comentou Bonfim.
Desabrigados cadastrados
As oito famílias restantes que ainda estão abrigadas na creche Sara Salomão estão dentro do cadastro para receber o valor compensatório da EDP. Os moradores Paulo Sérgio Marques e Nelma dos Santos, abrigados na creche, foram cadastrados por meio de uma concessão.
“Fomos verificar como estava a situação do cadastro dos desabrigados, então percebemos que apenas esses dois não foram contemplados porque não tiveram orientação adequada, mas eles sempre estiveram na creche e ela precisa voltar a funcionar. O cadastro não vai reabrir, mas a empresa foi sensível e compreendeu esses dois casos, então o cadastro deles foi feito por meio de uma concessão”, disse o major.
As famílias que se sentiram prejudicadas ou que tiveram prejuízos maiores ainda podem entrar com ações judiciais contra a empresa.
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