Samu capacita novos médicos e reforça atendimento de urgência
Unidade recebe, em média, 160 ocorrências por dia
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) passa a contar com mais cinco médicos em seu quadro profissional. Durante toda a semana, os novos profissionais que atuarão nas ambulâncias do Samu do Estado receberam o treinamento de Iniciação ao Suporte Básico de Vida.
De acordo com a coordenadora administrativa do Samu, Eberenice Paula, a capacitação permite aos profissionais não apenas um aprimoramento quanto aos seus conhecimentos técnicos, mas também uma melhor percepção acerca da realidade do Estado. “A capacitação é necessária para que toda equipe esteja coesa e falando a mesma língua, pois como trabalhamos na rua 24 horas, os profissionais precisam saber a responsabilidade de cada um, garantindo um atendimento rápido e preciso ao assistido”, explicou.
Os novos médicos tiveram atividades teóricas e práticas sobre mobilização e transporte, regulação médica e suporte avançado no atendimento cardiológico, diferenças entre urgência e emergência e tempo necessário para realizar um atendimento ágil e eficaz.
Segundo Eberenice Paula, a capacitação é essencial para que todos os profissionais estejam alinhados com suas responsabilidades, garantindo um atendimento rápido e preciso ao assistido.
Ainda segundo a coordenadora, o Samu recebe aproximadamente 160 ocorrências por dia. Com a adesão dos novos profissionais, o atendimento de urgência e emergência será reforçado. “Eles irão compor as escalas de plantão na prestação do atendimento ao Estado, dessa forma, o Samu irá dispor de um quadro completo na regulação, onde passa a contar com 12 médicos que terão uma jornada de trabalho de 12 horas”, completou.
Médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas compõem a equipe do Samu que atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecologia, obstetrícia e de saúde mental da população.
Deixe seu comentário
Publicidade