Heraldo Almeida

O que é música instrumental?


A expressão música instrumental distingue toda música produzida exclusivamente por instrumentos musicais. Porém, ao contrário do que parece, a música instrumental não é necessariamente desprovida da voz e do canto. Em alguns casos, como “Taiane”, do brasileiro Hermeto Pascoal, ou “The Great Gig in the Sky”, da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd, a voz é usada como instrumento musical.

Até o início do século XVI, os instrumentos musicais eram usados apenas para acompanhar os cantos ou marcar ocompasso das músicas. A partir disso, as composições instrumentais foram ficando cada vez mais frequentes até que, durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à vocal. Foi durante o período clássico (da música), porém, compreendido entre os anos de 1750 e 1810, que a música instrumental passou a ter importância maior do que a vocal, devido ao aperfeiçoamento dos instrumentos e ao surgimento das orquestras.

Como não podia deixar de ser, a música popular brasileira moldou-se a partir de todas estas fontes, bem como das influências vindas da música africana, trazida por negros de vários lugares, e também da música indígena de diversas regiões.

Historiadores da música afirmam que a modinha (da Europa) e o lundu (da África) são as grandes influências da música popular brasileira e, juntamente com o schottish, a valsa, o tango e a polca, são grandes influências também para o choro, que é essencialmente instrumental, e considerado primeiro gênero popular urbano do Brasil. Os principais instrumentos utilizados no cho ro são o violão de 7 cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro, embora diversos outros instrumentos tenham sido utilizados.

 

  • “Os Minhocas”

Nome do bloco de carnaval da Associação dos Músicos e Compositores do Amapá – Amcap, com programação marcada para o dia 12 de fevereiro.
No Bar do Abreu, na av: FAB, a partir das 18h. Carnaval com muito Marabaixo e Batuque. Abadá ao preço de R$ 20,00. Informações: 99126-6262.

 

  • “Guará Folia”

A 3ª edição do Guará Folia vai acontecer na sexta, 9, com saída da Praça da Bandeira e chegada na sede de Boêmios do Laguinho.
Concentração a partir das 18h e saída, às 20h.

 

  • Folia

Dia 9 de fevereiro tem carnaval no “Calçadão Lacerda Folia”, na rua São José esquina com a av: Antônio Siqueira – Laguinho.
Atrações: Bateria da escola de samba Piratas Estilizados e seus intérpretes, Os Pinducos, Neivaldo e Banda, DJ Jaqueline e outras atrações. Entrada liberada.

 

  • Passista Amapá

O estilista Ruy Anjos vai realizar o 1º Concurso Passista Amapá (categorias feminino e gay), na sede da AABB, dia 16 de fevereiro. Informações: 98115-4209.
Shows com a bateria de Piratas da Batucada, Taty Taylor, Suellem Braga, Dani Li, Pirata Show, DJ Hiltinho e outras atrações. As personalidades do carnaval receberão homenagens.

 

  • Sapucaí

Com a não realização dos desfiles das escolas de samba do Amapá, muitos carnavalescos com viagem marcada para o Rio de Janeiro. “Guá!”.

 

  • Academia

Está sendo criada a Academia Amapaense Marabaixo e Batuque. Dia 17 de fevereiro vai aconteceu uma reunião para escolha de nomes para ocupar a cadeira da imortalidade da Academia.
No salão de eventos da paróquia Jesus de Nazaré, às 9h.

 

  • Marabaixo

O calendário do 3º Festival Cantando Marabaixo está pronto e já vai começar a acontecer.
Será realizado de abril a 16 junho (dia estadual do Marabaixo), com lançamento do 2º CD estudantil.
As inscrições vão acontecer de 1º a 23 de março. Vamos valorizar o que é nosso.