Heraldo Almeida

Conheça o que é a Dança de Salão


 

 

Pode-se dizer que dança de salão é toda a dança social, ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança de salão. Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres).

A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa. Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas.

 

São danças de salão latinas:

Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira; Rumba – surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país; Merengue – é a dança tradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central (Haiti e Costa Rica) e América do Sul (Colômbia e Venezuela); Chá-chá-chá – ligado ao mambo, o chá-chá-chá &e acute; originário na Rumba. Surgiu em Cuba; Paso – doble – surgiu na Espanha, tem grande semelhança com o One-Step.

 

São danças de salão clássicas:

Tango – surgiu nos bordeis da Argentina; Valsa Vienense – surgiu na Áustria; Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da valsa vienense; Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot É considerado uma das danças mais difíceis; Quickstep – surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápida e fácil que o Slow Fox.

A dança de salão é, além de uma forma de lazer e descontração, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto para pessoas mais velhas, pois ao dançar, é trabalhada a capacidade aeróbica, as funções cardiovasculares e respiratórias, a flexibilidade, entre outras. (www.infoescola.com).

 

******************************

 

Campeãs

O melhor samba de enredo do carnaval de 2024, eleito no sábado (2), é do Império da Zoa Norte e a melhor bateria, pela terceira vez, é de Boêmios do Laguinho. Império foi premiado com 6 mil reais, mais troféu, e Boêmios com 2 mil reais, mais o troféu Estandarte de Ouro. Parabéns.

 

Recurso

Presidente da Liesap, Jocildo Lemos informou que até o final dessa semana o governador Clécio Luis, anuncia o repasse do recurso para o carnaval das escolas de samba de 2024. A assinatura do convênio será diretamente com a Liga das Escolas de Samba.

 

Tributo

Cantor e compositor paulista, consagrado em Belém (PA), Wanderley Andrade  gravou um DVD Tributo a Raul Seixas. A obra está disponível nas plataformas digitais. Confere lá.

 

Cantata

Tribunal de Justiça do Amapá, vai realizar, dia 16 de dezembro, a sua 23ª Cantata Natalina, às 19h, no prédio da instituição, na esquina da Av. FAB com a Rua General Rondon – Centro.

 

Livro

O professor, poeta e escritor amapaense, Paulo Tarso lançou, nesta segunda (4), a 2ª Edição do livro ‘O Benzedor de Espingarda’. “O livro foi publicado originalmente em 1998 e se constitui em uma coletânea de contos onde predominam o humor, as crendices populares e o imaginário de personagens que vivem no interior do Brasil”, disse o autor.

 

‘Sina de Cigarra’

Título do show que a cantora amapaense, Maria Eli, vai apresentar na quinta (7), no Chica Café, às 21h30 (Rua Tiradentes entre as Avs. FAB e Iracema Carvão Nunes – Centro).  Reserva de mesas: 96 99174-4010/96 99174-4010.

 

Destaque

O mais novo intérprete oficial de samba de enredo do carnaval amapaense, Catatau, que pela primeira vez gravou solo por uma escola, foi lançado por Piratas Estilizados e está assinando o microfone 1 da mais querida do carnaval tucuju. Parabéns.

 

******************************************************************************************