Heraldo Almeida

Conheça o que é artesanato


 

Artesanato é o próprio trabalho manual, utilizando-se de matéria-prima natural, ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes a chamada cultura popular.

 

O artesanato é tradicionalmente a produção na qual o produtor possui os meios de produção e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.

 

O artesanato pode ser erudito, popular e folclórico, podendo ser manifestado de várias formas como, nas cerâmicas utilitária, funilaria popular, trabalhos em couro e chifre, trançados e tecidos de fibras vegetais e animais (sedenho), fabrico de farinha de mandioca, monjolo de pé de água, engenhocas, instrumentos de música, tintura popular. E também encontram-se nas pinturas e desenhos (primitivos), esculturas, trabalhos em madeiras, pedra guaraná, cera, miolo de pão, massa de açúcar, bijuteria, renda, filé, crochê, papel recortado para enfeite etc.

 

A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho.

 

A partir do século XIX, o artesanato ficou concentrado então em espaços conhecidos como oficinas, onde um pequeno grupo de aprendizes viviam com o mestre artesão, detentor de todo o conhecimento técnico. Este oferecia, em troca de mão de obra barata e fiel, conhecimento, vestimentas e comida. Criaram-se as Corporações de Ofício, organizações que os mestres de cada cidade ou região formavam a fim de defender seus interesses. (https://pt.wikipedia.org/).

 

***************************************************

 

Encerramento

Neste sábado (28) é o último dia da programação da Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, que iniciou no dia 16 de julho. Parabéns.

 

‘Veraneio’

Título da nova música da cantora Negra Áurea, já disponível nas plataformas digitais. Além de cantora, ela é poeta, escritora e compositora.

 

Exposição

De 26 a 28 de julho tem exposição de arte gráfica indígena dos povos Wayana e Apara, no Museu Sacaca (Av. Feliciano Coelho – Santa Rita. A realização é da Associação dos Povos Indígenas Wayana e Apalai, em parceria com o Instituto Iepé.

 

Luto

O segmento do carnaval está de luto pelo falecimento da renomada e premiada carnavalesca, Rosa Magalhães, ocorrido nessa quinta (25). Rosa foi uma das artistas que ousou na maneira de produzir carnaval de escolas de samba no Brasil.

 

‘Esquinas’

Mestre Djavan tem nos emocionado com suas muitas e belas canções. ‘Esquinas’ é uma delas. “Só eu sei as esquinas por que passei, só eu sei. Sabe lá o que é não ter e ter que ter pra dar…”.

 

‘Acordei’

Título da nova música de Zé Miguel, com participação especial de Letícia Adriani. Disponível nas plataformas digitais. A obra faz parte do projeto Gerações, que o artista criou. Parabéns.

 

‘Bituca’

Apelido do consagrado cantor e compositor brasileiro, Milton Nascimento, assim chamado desde a infância. Milton é um artista da música com uma voz inigualável em seu cantar.

 

**************************************************************************************