
Heraldo Almeida
Macapá: a capital do meio do mundo

Macapá é um município brasileiro, capital do meio do mundo (monumento Marco Zero do Equador), e a maior cidade do estado do Amapá. Situa-se no sudeste do estado e é a única capital estadual que não possui interligação por rodovia a outras. Além disso, é a única cortada pela linha do Equador e que é localizada às margens do Rio Amazonas, o maior rio de água doce do planeta. Macapá pertence à mesorregião do Sul do Amapá e à microrregião homônima. É localizada no extremo norte do país, a 1.791 quilômetros de Brasília.
O município é o 98º maior PIB da nação, e a quinta cidade mais rica do norte brasileiro, respondendo por 2,85% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) da região. Na Amazônia, é a terceira maior aglomeração urbana, com 3,5% da população de toda a Região Norte do Brasil, reunindo em sua região metropolitana mais de 519 mil habitantes. Aproximadamente 60% da população do estado está na capital. Sua área é de 6.407 km² representando 4,4863 % do estado, 0,1663 % da Região e 0,0754 % de todo o território brasileiro.
Os dados de 2012 do IBGE revelam que a população da cidade é de 415. 554 habitantes, sendo a 53ª cidade mais populosa do Brasil e a quinta cidade mais populosa do norte. Atualmente, vive um momento de crescimento tanto econômico quanto populacional, o que vem mudando o seu cenário e atraindo investimentos externos para o estado.
A toponímia é de origem tupi, como uma variação de “Macapaba”, que quer dizer lugar de muitas bacabas, uma palmeira nativa da região (Oenocarpus bacaba Mart.). Antes de ter o nome de “Macapá”, o primeiro nome concedido oficialmente às terras da cidade foi “Adelantado de Nueva Andaluzia”, em 1544, por Carlos V de Espanha, numa concessão a Francisco de Orellana, navegador espanhol que esteve na região.
Macapá é uma cidade que tem o ritmo contagiante do Marabaixo e do Batuque, principais identidades musicais desse lugar que tem a cara e o jeito do seu povo, que mora nessa imensa floresta amazônica. Uma cidade vigiada pela exuberante Fortaleza de São José, patrimônio tucuju. Um lugar de gente feliz.
********************************************************************
‘Carnaval Tucuju’
Piratas Estilizados vai realizar a live ‘Carnaval Tucuju 2021’, no sábado (13), às 19h, pelos canais da escola, no facebbok e Youtube.
Sete escolas confirmaram participação: Piratas Estilizados, Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Piratas da Batucada, Império da Zona Norte, Emissários da Cegonha e Império do Povo.
O evento tem o patrocínio do Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc.
Cobrança
Artistas vão cobrar da nova vereança macapaense as promessas de campanha.
“Temos vários projetos para os segmentos artísticos e culturais de Macapá”.
Então, de olho.
Novo disco
Cantor e compositor amapaense, Cléverson Baía avisa que está finalizando seu novo projeto musical e logo irá enviar para lançarmos no programa ‘O Canto da Amazônia’ (Diário FM 90,9).
Aguardando.
‘Qual a Novidade’
É assim mesmo, sem o ponto de interrogação, o título do novo disco do poetinha Osmar Júnior, já em faze de conclusão.
“Ele trás a maior reunião que eu, Osmar Júnior, já fiz de parceiros: Nilson Chaves, Negro de Nós, Faces da Vida, Rock, Movimento Costa Norte”, disse o artista.
Esquenta
De 11 a 14 de fevereiro tem programação do projeto ‘Palco Virtual do Itaú Cultural, com o esquenta ‘Ocupação Chiquinha Gonzaga’, que estreia dia 24.
Ao vivo pela página do Itaú Cultural, às 20h.
Poesia brasileira
Inscrições abertas para a Seleção Poesia Brasileira – Poesia Livre 2021, até 5 de abril, pelo site www.poesialivre.com.br.
Pode participar qualquer brasileiro maior de 16 anos. O tema é livre, assim como o gênero lírico escolhido.
Serão 250 poemas classificados que farão parte do livro, Poesia Livre 2021, Antologia Poética.
Blocos
Na sexta (12) tem carnaval dos blocos da LIBA, a partir das 17h, com transmissão ao vivo pela página da Liga Independe dos Blocos Carnavalescos do Amapá, no Facebook.
São nove participações confirmadas: Kubalança, Unidos da Xexênia, Mancha Negra, A Cuca, Filhos da Mãe Luzia, Unidos do Pau Grande, Rolará, Bafo da Onça e Pica-Pau.