Heraldo Almeida

Maurício Maciel volta aos palcos com espetáculo SHIRRA


 

Qual o lugar que uma pessoa LGBTQIA+ ocupa em nossa sociedade? Foi deste questionamento que o ator, coreografo e arte educador Mauricio Maciel partiu para a construção do monólogo SHIRRA, que volta aos palcos de Macapá em duas apresentações gratuitas nos dias 27 e 28 de novembro, a partir das 20h no Cine Territorial, na Escola Estadual Barão do Rio Branco.

 

Um espetáculo que retrata como uma pessoa homossexual se desdobra para sobreviver e resistir em uma sociedade que a coloca à margem e a excluí. Um trabalho cru, violento e visceral. “A construção dramatúrgica desse espetáculo passa pela total entrega em cena, com a projeção de uma realidade que insistimos em colocar debaixo do tapete. SHIRRA nos convida a rever nossas perdas e ganhos”, conta Maurício.

 

Este trabalho nasceu em 2016, quando Maurício ainda estava cursando Teatro e realizou este experimento cênico que este ano completa 8 anos e já foi apresentado em Mostras e Festivais da capital.

 

“SHIRRA é uma personagem distante da minha realidade, o que torna desafiador e, ao mesmo tempo, prazeroso poder usar meu corpo e minha voz para dar vida a essa história, que reflete a história de muitas pessoas marginalizadas”, ressalta o ator.

 

O solo, que tem duração de 45 minutos, se passa no bar Farmacinha, o refúgio da personagem, onde encontra ali seu lugar no mundo, onde ela pode ser ela mesma e refletir sobre a sua vida.

 

Este trabalho faz parte da Cia. Teatro de Buteco, criada em 2016 e conta com a direção de Mayco Sá e a assistência de direção de Jayne Alves e foi contemplado no edital 02/2024 – FOMENTO – MULTILINGUAGENS – MESTRE GUIGA MELO (IN MEMORIAM), Categoria: TEATRO – Módulo: Produção ou Circulação, com recurso da Lei Paulo Gustavo, geridos pela FUNDAÇÃO Municipal de Cultura -FUMCULT/AP.

 

Ficha técnica: Cia. Teatro de Buteco, atuação: Maurício Maciel, direção: Mayco Sá, assistente de direção: Jayne Alves, dramaturgia: Maurício Maciel e Mayco Sá, foto: Nascimento, design Gráfico: Pedro Stkls, assessoria de Comunicação: Thiago Soeiro.

 

*************************************

 

Luau

Na sexta (29) tem a segunda edição do Luau na Samaúma, no Complexo Marlindo Serrano (Araxá), na Praça da Samaúma (em frente ao Ministério Público, a partir das 17h.

Shows, exposições, literatura, teatro, contação de histórias, oficina Mini Chefs e espetáculo infantil são algumas das atrações confirmadas no evento realizado pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), Governo do Estado do Amapá (GEA) e Sebrae/AP).

Atrações: Patrícia Bastos, DJ Alme, Tamires Souza e Grupo Marabaixo Jovens Afro. Festa para todos.

 

Surpresas

Piratas da Batucada está preparando muitas surpresas para o seu desfile na Ivaldo Veras. A tetra campeã (2015/2020/2023/2024) já está com as equipes ensaiando e promete surpreender.

 

Alegorias

A Cidade do Samba já está com seus barracões abertos e com trabalho acelerado nas confecções de alegorias.

 

Marabaixo

Durante o 29º Encontro dos Tambores, que aconteceu de 14 a 26 de novembro, no Centro de Cultura Negra – Laguinho destacou a nova geração fazendo parte dos grupos de Marabaixo.

 

Loja Piratão

Na próxima semana vai inaugurar a Loja Piratão, de Piratas da Batucada. Vendas de fantasias para o carnaval 2025 e de todos os produtos que a escola vai comercializar.

Endereço: Rua Eliezer Levy, 2846, entre as Avs. Desidério Antônio Coelho e Acelino de Leão – Trem.

 

‘Esquinas’

Mestre Djavan tem nos emocionado com suas muitas e belas canções. ‘Esquinas’ é uma delas. “Só eu sei as esquinas por que passei, só eu sei. Sabe lá o que é não ter e ter que ter pra dar…”.

 

‘Acordei’

Título da nova música de Zé Miguel, com participação especial de Letícia Adriani. Disponível nas plataformas digitais. A obra faz parte do projeto Gerações, que o artista criou. Parabéns.

 

*****************************************************************************************