
Heraldo Almeida
O que é arte contemporânea?

A arte contemporânea é arte de hoje, produzida a partir da segunda metade do século XX e no século XXI. Não há um consenso entre os autores sobre o início do período contemporâneo na arte, mas considera-se que a arte contemporânea, em seus estilos, escolas e movimentos, tenha surgido após a Segunda Guerra Mundial, como ação de ruptura com a arte moderna.
Artistas contemporâneos trabalham em um mundo globalmente influenciado, culturalmente diverso e tecnologicamente avançado. Diversificada e eclética, a arte contemporânea como um todo se distingue pela própria falta de um princípio organizador uniforme, ideologia ou ” ismo “. A arte contemporânea faz parte de um diálogo cultural que diz respeito a estruturas contextuais mais amplas, como identidade pessoal e cultural, família, comunidade e nacionalidade.
Depois da guerra, os artistas mostraram-se voltados às verdades do inconsciente e interessados pela reconstrução da sociedade. Sobrepôs-se aos costumes a necessidade da produção em massa. Quando surgia um movimento na arte, este revelava-se por meio das variadas linguagens, através da constante experimentação de novas técnicas.
A arte contemporânea se mostrou mais evidente na década de 50, período que muitos estudos consideram o início do seu estado de plenitude. A efervescência cultural da década começou a questionar a sociedade do pós-guerra, rebelando-se contra o estilo de vida difundido no cinema, na moda, na televisão e na literatura.
Além disso, os avanços tecnológicos foram convulsivamente impulsionados pela corrida espacial e, como amostra dessa influência, as formas dos objetos tornaram-se, quase subitamente, aerodinâmicas e alusivas ao espaço, com forte recorrência ao brilho do vinil. A ciência e a tecnologia abriram caminho à percepção das pessoas, de que a arte feita por outros, poderia estar a traduzir as suas próprias vidas. (https://pt.wikipedia.org/).
****************************************************
Bonita à beça
Amazonicabocla
Não há como essa
Beijo na boca
Sérgio Souto e Joãozinho Gomes
****************************************************
Credenciamento
Credenciamento da imprensa para o Festival de samba de Enredo, dia 3 de fevereiro, às 16h, no Sambódromo, até dia 26 de janeiro. Informações no Instagram @liesapoficial.
Carnaval do Povo
O tradicional Carnaval do Povo, da Banda Placa, na Praça da Bandeira às 17h. Serão cinco domingos: Fevereiro – 2, 9, 16 e 23. Março – 2.
Auê
Bloco carnavalesco Auê vai falar do Flamengo no carnaval 2025. Tema: A Nação Rubro-Negra Faz Um Auê no Meio do Mundo. Contato: 96 99149-1672.
Rouanet
Quatro escolas de samba do Amapá sendo contempladas com a Lei Rouanet, Piratas da Batucada, Maracatu da Favela, Piratas Estilizados e Embaixada de Samba. É o carnaval captando recurso em outras esferas.
Senzalas
Na sexta (24) tem show Tambores do Meio do Mundo, do Grupo Senzalas, no Largo do Formigueiro, às 20h, (atrás da igreja São José).
Artistas convidados: Omar Júnior, Zé Miguel, Banzeiro do Brilho-de-Fogo e Pepe Sastre.
Porta-Estandarte
Dia 1º de fevereiro, na sede do Império Solidariedade (A. Marcílio Dias – B. Jesus de Nazaré), vai acontecer o concurso Porta-Estandarte na categoria masculino.
O vencedor será premiado com 2 mil reais, além de garantir o direito de desfilar na escola.
Conexão Amazônica
Nesta quinta (23) tem show do projeto Conexão Amazônica, no Sesc Araxá, às 19h30. Artistas convidados: Rony Morais, caio de Souza e Zé Miguel (autor do projeto). Entrada franca.
********************************************************************************************