Heraldo Almeida

O que é quadrilha junina?


 

Terminou o período carnavalesco, vai começar os ensaios para a quadra junina, com as apresentação das quadrilhas juninas.

 

A quadrilha junina, também chamada de quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil.

 

Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas, que geralmente acontecem nos meses de junho e julho em todas as regiões do país.

 

Por ser uma dança caipira, sua linguagem se aproxima da coloquial e dos meios sertanejos e nordestinos.

 

A quadrilha teve origem na Inglaterra, no século XIII. Posteriormente, ela foi incorporada e adaptada à cultura francesa e se desenvolvendo nas danças de salão a partir do século XVIII.

 

Assim, a quadrilha se tornou popular entre os membros da nobreza europeia. Com sua disseminação na Europa, a quadrilha chegou a Portugal.

 

A partir do século XIX, a dança se popularizou no Brasil mediante influência da corte portuguesa, sendo muito bem recebida pela nobreza no Rio de Janeiro, então sede da Corte.

 

Embora fosse uma dança dos meios aristocráticos, mais tarde a quadrilha conquistou o povo e adquiriu um significado novo e mais popular.

 

Dessa maneira, se popularizou nos meios rurais como um festejo para agradecer a colheita e, ainda, homenagear os santos populares, São João, Santo Antônio e São Pedro. (https://www.todamateria.com.br/).

 

****************************************

 

Campeãs elite

Piratas da Batucada e Império do Povo conquistaram o título do grupo especial do carnaval amapaense 2024, empatando em 1º lugar com 179,6 pontos. Pontos.

 

Campeã acesso

Império da Zona Norte é a campeã do grupo de acesso do carnaval amapaense 2024. A escola obteve 179,3 pontos. Em 2025 a agremiação vai compor a elite do carnaval (grupo especial).

 

Rebaixamento

Unidos do Buritizal foi a última colocada do grupo especial, com 178,3 pontos, sendo rebaixada para o grupo de acesso em 2025, de acordo com o regulamento da Liesap.

 

Eleição

Maracatu da Favela, 2ª colocada do grupo especial do carnaval 2024, vai entrar em processo de eleição.

O nome mais cotado para assumiu a escola é o do ex-presidente, Augusto Souza, atual diretor geral de carnaval da verde e rosa.

 

Apertado

Com o crescimento das alegorias, os barracões da Cidade do Samba ficaram pequenos e já não comportam mais duas escolas por barracão. a CS possui cinco espaços.

 

A Banda

O tradicional bloco de rua A Banda não desfilou pelas ruas e avenidas de Macapá, na terça (13) de carnaval, por causa das fortes chuvas que atingiram nossa cidade. A organização marcou a nova data para o dia 3 de março (domingo), no mesmo horário.

 

Blocos

Circuito de Blocos remarcou as datas para os desfiles. As apresentações estão agendadas para acontecer de 29 de fevereiro a 3 de março, na Praça Zagury (beira Rio), a partir das 19h.