
Heraldo Almeida
Samaúma: a rainha da floresta

Samaúma ou Sumaúma (Ceiba pentranda) é uma árvore encontrada na Amazônia. É considerada sagrada para ao antigos povos “maia” e os que habitam as florestas. A palavra samaúma é usada para descrever a fibra obtida dos seus frutos. A planta é conhecida também por algodoeiro. Cresce entre 60–70m de altura e o seu tronco é muito volumoso, até 3 m de diâmetro com contrafortes. Alguns exemplares chegam a atingir os 90m de altura, sendo, por isso, uma das maiores árvores da flora mundial.
Essa árvore consegue retirar a água das profundezas do solo amazônico e trazer não apenas para abastecer a si mesma, mas também pra repartir com outras espécies. De crescimento relativamente rápido, pode alcançar os 40 metros de altura.
Em determinadas épocas “estrondam” irrigando toda a área em torno dela e o reino vegetal que a circunda.
A samaumeira é tipicamente amazônica, conhecida como a “árvore da vida” ou “escada do céu”. Os indígenas consideram-na “a mãe” de todas as árvores. Suas raízes são chamadas de sapobemba. Estas raízes são usadas na comunicação pela floresta, que é feita através de batidas em tais estruturas. Possui uma copa frondosa, aberta e horizontal.
Além disso, a árvore apresenta propriedades medicinais e é considerada pelos povos da floresta, uma árvore com poderes mágicos, protegendo inclusive as demais árvores e os habitantes da floresta.
A fibra é muito leve, altamente inflamável e resistente à água. O processo de separação da fibra é manual. É usada como uma alternativa ao algodão para encher almofadas, colchões (antigamente) e para isolamentos. Na atualidade, a sumaúma foi substituída por materiais sintéticos. As sementes produzem um óleo usado para fabricar sabão e também são usadas como o fertilizante. (www.caliandradocerrado.com.br).
********************************************
Canto
Sábado, 2, tem o projeto O Canto de Rio, no Farofa Tropical, a partir das 20h. Artistas convidados: Zé Miguel, Sabrina Zahara, Mestre Ivamar, Suane Brazão, Eduardo Du Norte, Augusto Oliveira.
Mais Informações: 96 98137-3130. Realização: Quarta da Pleta e Farofa Tropical. Na esquina da Rua São José com Av. José Siqueira – Laguinho.
Tambores
Sucesso foi o 28º Encontro dos Tambores, com participação de artistas nacionais e mais de 200 locais. O Centro de Cultura Negra Raimunda Ramos ficou pequeno para a grandiosidade do evento. Parabéns.
Senzalas
Grupo Senzalas agendou o segundo show Tambores do Meio do Mundo, para o dia 8 de dezembro. O evento vai acontecer no Largo do Formigueiro, atrás da igreja São José, Centro, às 20h30.
Festival
Sábado, 2, Dia Nacional do Samba, vai acontecer no sambódromo, o Festival de Samba de Enredo com a participação das 10 escolas de samba. O evento está marcado para iniciar, às 16h.
‘Planeta Arrepiado’
Título da 6ª música do novo álbum de Patrícia Bastos, composição de Joãozinho Gomes e Dante Ozzetti. O disco está disponível nas plataformas digitais. “ Terra quer ver a gente fazer a mão de couro, então vai ver a sua pele azul transpirar…”.
‘Arte da Pleta’
É o nome de um belo projeto com artistas amapaenses dos segmentos da poesia, literatura, música, teatro, exposição, etc. Parabéns.
Sambão
Samba de enredo da Imperatriz Lepoldinense já contagiando a comunidade de Ramos (RJ), e os admiradores da escola em todo o Brasil.
O enredo ‘Com a Sorte Virada Pra Lua Segundo o Testamento da Cigana Esmeralda’, promete encantar a Sapucaí.
***********************************************************************************