Ziulana Melo

Social


 

A simpatia de Kellen Monteiro. 

 

 

 

O sorriso encantador de Lílian Barbosa. 

 

 

A beleza de Fernanda Martins em
recente ensaio fotográfico de seus 15 anos. 

 

 

Memória

Repleta de memórias, fotos, registros e máquinas antigas, a 1ª exposição “Memórias Oficiais do Amapá: 80 anos de Atos Oficiais”, no Monumento Marco Zero do Equador, celebrou os 80 anos da Imprensa Oficial, na quarta-feira, 24. Na ocasião, foi anunciada a construção de um museu para salvaguardar o acervo histórico.

A mostra ficará disponível ao público até o dia 16 de agosto.

 

Festividade

Na manhã desta quinta, 25, ponto alto da Festa de São Tiago, comunidade local, devotos e autoridades do estado, celebraram a tradicional programação cultural e religiosa que completa 247 anos na Vila Histórica de Mazagão Velho.

Festividade iniciou no dia 16 de julho e segue até domingo, 28, com uma série de tradições e devoção.

 

Religiosidade

É muito lindo de se ver a fé de um povo. Cada família, nessa época festiva em Mazagão Velho, monta seu altar em frente às casas para a passagem do tradicional círio durante a programação do dia 25 de julho, ápice da Festa de São Tiago.

Dona Maria Joaquina Silva segue a tradição e mantém altar em casa com mais de 50 imagens de santos.

O espaço tem imagens da Virgem Maria, Menino Jesus, São Judas Tadeu, São Gonçalo, Divino Espírito Santo, Nossa Senhora da Piedade, entre outros.

 

Dona Maria Joaquina, moradora de Mazagão Velho,
com seu belo altar que mantém em
sua casa com mais de 50 imagens de santos. 

 

Giro

 

Rudá Nunes prestigiando exposição sobre
a memória de atos oficiais do estado, no Marco Zero.

Ele é filho do primeiro governador do Amapá,
Janary Nunes, criador do meio de
comunicação do Governo do Estado. 

 

Arte Indígena – Museu Sacaca, em Macapá, realiza nesta sexta, 26, a abertura da exposição “Arte Gráfica Wayana e Aparai” apresentando ritos, desenhos, esculturas, estruturas, cantos e danças desses dois povos.

Programação, que só encerra no domingo, 28, conta ainda com palestra e exibição do curta-metragem ‘Bibiru: o cachorro panema’.

 

Exposição – Produtor cultural, Rudá Nunes prestigiou a abertura da 1ª exposição “Memórias Oficiais do Amapá: 80 anos de Atos Oficiais”

Rudá tem uma relação especial com a história da Imprensa Oficial, pois foi o pai dele, o então governador Janary Nunes, que criou o meio oficial de comunicação da gestão, em 1945.

 

Intercâmbio – Indígenas amapaenses da aldeia São José, de Oiapoque, participam de um intercâmbio na Guiana Francesa, até 30 de julho.

Delegação do Amapá também integrará a 12° Noite de Sanpula, festividade que celebra a união dos povos tradicionais das regiões indígenas.

 

*********************************************************************************************