Cidades

1º Fórum de Integração busca fortalecer cooperação transfronte

Evento é uma iniciativa do GEA, em parceria com o governo federal e governo francês



 

Fortalecer a cooperação entre o Estado do Amapá e a Guiana Francesa é uma das principais ações pautadas no 1º Fórum de Integração referente à Semana de Prevenção das Doenças de Transmissão Vetorial na fronteira Franco-Brasileira, que está acontecendo no município de Oiapoque. O evento prossegue até o dia 6, haverá palestras sobre os desafios e as expectativas das doenças vetoriais que atingem a fronteira.

O fórum tem como o principal objetivo intensificar ações de combate às principais endemias de transmissão vetorial que acometem a fronteira, como a malária, dengue, febre chikungunya e a leishmaniose.

O vice-governador do Estado do Amapá, Papaléo Paes, ressaltou a importância da integração binacional e transfronteiriça para que os governos tenham o mesmo protocolo de atividades no combate e controle das doenças vetoriais.

“Felizmente nós já temos um histórico de cooperação com a Guiana Francesa, e essa é uma fronteira em que temos condições de avançar e aprofundar essas políticas de integração. Além disso, esse momento, mais uma vez, é oportuno para chamarmos a atenção para uma grande subnotificação de casos e ver qual a programação do município, bem como da Guiana no controle vetorial, com a atuação principalmente dos agentes de endemias”, explicou.

Papaléo falou também sobre a importância das ações contínuas e de uma maior integração entre áreas de atenção básica, vigilância epidemiológica e controle vetorial do município para a prevenção eficaz das doenças.

O representante do Ministério da Saúde (MS), Edgard Dias, reiterou que o MS tem uma preocupação em relação ao controle das doenças transmissíveis que atingem o planalto das Guianas: “Nesse sentido, o MS acompanha essas atividades da semana de saúde na fronteira, e o fórum é o momento de reafirmamos os pactos que existem pela saúde transfronteiriça. É importante lembrar que, em 2014, foi assinado junto ao Ministério Francês, uma declaração de intenções para a cooperação entre os dois países, e um dos itens dessa declaração de intenções, o Ministério da Saúde fez questão de colocar a saúde na fronteira como prioridade.


Deixe seu comentário


Publicidade