Cidades

1º Encontro de Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal reúne diversos profissionais, em Macapá

Evento contribui para a formação profissional nas unidades hospitalares, além de celebrar e reconhecer a contribuição dos profissionais para a odontologia do estado


 

Nesta quarta-feira, 18, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, aconteceu o 1º Encontro de Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal do Amapá, com o objetivo de aprimorar os serviços odontológicos e oferecer um atendimento de qualidade à população.

 

A iniciativa contribui para o processo contínuo de formação e atualização dos trabalhadores da área e reconhece a contribuição dos profissionais para o avanço da odontologia no Amapá, ao antecipar as comemorações do Dia Nacional da Categoria, em 24 de dezembro.

 

O coordenador estadual de Saúde Bucal, Daniel de Moraes, agradeceu aos profissionais técnicos e auxiliares de saúde pela contribuição essencial à odontologia hospitalar no Amapá, destacando o legado em construção e a expectativa de avanços significativos em breve, graças ao esforço coletivo.

 

 

“Gostaria de destacar minha satisfação em contar com servidores altamente qualificados, que são parte essencial do quadro técnico do estado, especialmente pelos ensinamentos aplicados e publicados. Esse trabalho é fundamental para o crescimento e avanço da odontologia no Amapá, incluindo as ações desenvolvidas no Centro de Especialidades Odontológicas”, destacou Moraes.

 

Na ocasião, o coordenador ressaltou a importância dos profissionais envolvidos nas iniciativas descentralizadas, como o Programa Mais Sorriso, e anunciou que, em 2025, as ações serão intensificadas, com a expectativa de superar as 30 realizadas em 2024.

 

Valorização profissional

A iniciativa reforça o compromisso da atual gestão com a saúde pública, seguindo um plano anual de fortalecimento da assistência bucal no Amapá, desde a infraestrutura até a valorização profissional. Em outubro, o Governo do Amapá promoveu o 1º Encontro de Especialidades Odontológicas, em celebração ao Dia Nacional do Dentista.

 

Para o presidente do Conselho de Odontologia do Amapá, Luciano Teixeira, os eventos são uma oportunidade de promover o networking entre os profissionais da área, permitindo o compartilhamento de experiências e o aprimoramento do conhecimento.

 

 

“O Governo do Estado tem valorizado os profissionais de saúde bucal, tanto cirurgiões-dentistas quanto técnicos auxiliares, pois somos uma equipe. O Conselho apoia as ações da coordenação, alinhando-se a encontros como este para fortalecer a formação profissional”, evidenciou Teixeira.

 

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal, Kacau Dias, reforçou que o encontro integra o “Dezembro Branco”, mês dedicado à valorização dos profissionais, e expressou a gratidão de toda a categoria pelo apoio.

 

“Quero agradecer a todas essas autoridades que reconhecem e valorizam a nossa profissão. São mulheres e homens que se prepararam para estar dentro da odontologia contribuindo enquanto a equipe”, contou Kacau.

 

O evento contou com a palestra magna do mestre em dentística pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Adan Lucas, que abordou sobre a odontologia minimamente invasiva e a visão atual da cárie dentária, destacando o papel dos técnicos e auxiliares na prevenção no cuidado preventivo e no diagnóstico precoce da doença.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade