53ª Expofeira recebe exposição com artesanato produzido em terapias sobre saúde mental
Trabalhos são feitos por pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial da rede estadual
Governo do Amapá está expondo, no espaço de amostra artística na 53ª Expofeira, atividades desenvolvidas nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da rede estadual de Saúde Mental. São diversos objetos, entre pinturas, artesanatos e poemas, feitos por usuários, durante as terapias e atividades desenvolvidas nas unidades.
A analista de Planejamento, Leila Sacramento, ficou encantada com o material e se atentou a cada detalhe. “Arte é vida e tudo tem um significado. É muito lindo contemplar um trabalho feito por pessoas que precisam extravasar seus sentimentos. Isso reflete o cuidado que a Saúde do Estado tem com a qualidade de vida das pessoas”, enfatizou.
A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial do Amapá, Marlucia Milhomem, destacou que as oficinas fazem parte do serviço terapêutico oferecido aos pacientes.
“Contemplar as obras feitas pelos pacientes nos dá a certeza de que estamos fazendo um trabalho positivo. Com essas atividades, tanto os usuários, quanto os profissionais se sentem gratificados. A arte permite que os pacientes encontrem uma poderosa e potente forma de expressão”, frisou Marlucia.
Entre as atividades realizadas, estão os grupos terapêuticos, atendimento individual e compartilhado, acolhimento, oficinas, grupos para familiares, atividades comunitárias, entre outros serviços disponibilizados por uma equipe multiprofissional. No Amapá, há rede de atendimento nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Laranjal do Jari e Oiapoque.
Deixe seu comentário
Publicidade