Cidades

Abacaxi de Porto Grande ganha selo Indicação Geográfica IG

Fruto do município agora tem qualidade e diferenciais reconhecidos, o que pode se agregar ao valor do produto


 

Douglas Lima
Editor

 

O abacaxi de Porto Grande recebeu nesta terça-feira, 26, a Indicação Geográfica (IG), que é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado.

A notícia foi repassada pela gerente de agronegócio e indústria do Sebrae-AP, Larissa Queiroz, no programa Ponto de Encontro (Diário FM 90,9) de hoje.

 

Exemplificando o que isto significa, Larissa citou o ‘Vinho do Porto’, produzido em Portugal, e o ‘queijo canastra’, feito em Minas Gerais. Sobre o ‘Abacaxi do Porto Grande’, a gerente de agronegócio informou que o Sebrae-AP vem atuando desde 2020 para que potenciais IGs do estado sejam reconhecidas. “Tem que haver toda a documentação para ser apresentada ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial”, explicou.

Sobre uma possível semelhança das IGs com as patentes, Larissa esclareceu que são coisas diferentes, “as IGs são o reconhecimento do diferencial daquele produtos”, falou, e complementou dizendo que não precisam de renovação, diferente das patentes, que são títulos legais que protegem invenções e concedem ao seu titular o direito exclusivo de usá-las por um período de tempo limitado.

 

Por fim, Larissa explicou que agora o momento é de divulgação do Abacaxi de Porto Grande, e que isto será feito em hotéis e restaurantes do Amapá.

 

“A valorização de produtos diferenciados de micro regiões já agrega muito valor em determinados países, principalmente na Europa, e é isso que queremos com os nossos produtos”, concluiu.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade