Cidades

Ação conjunta intensifica combate à mosca da carambola

Diagro e Rurap



 

Ação conjunta para combater a proliferação da mosca da carambola no Amapá. Esta foi a pauta de uma reunião do diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), Otacílio Pereira Barbosa, com o secretário de Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR), Osvaldo Hélio Dantas Soares.

O objetivo dos gestores é resguardar a cadeia produtiva da fruticultura amapaense e nacional, avançando no combate à mosca da carambola, que atinge principalmente frutas como manga, goiaba, acerola, caju, carambola, sapoti, jambo, entre outras.

Durante a reunião ficou definido que a Diagro intensificará as ações em curso com a Superintendência Federal de Agricultura do Amapá (SFA/AP) e, a partir de agora, com a participação ativa do Rurap.

As ações englobam o controle e monitoramento de armadilhas dispostas em áreas urbanas e rurais, barreiras nos portos e aeroportos, educação sanitária nas escolas, agências de viagens e turismo para sensibilizar a população sobre a restrição do transporte interestadual de frutos in natura, hospedeiros da mosca da carambola.

O diretor-presidente da Diagro, Otacílio Pereira Barbosa, destacou que a adesão da SDR, através do Rurap, ao Programa da Mosca da Carambola é importante para o trabalho de erradicação e combate à praga, que se alastrando para determinadas regiões poderá inviabilizar a exportação de frutas do Brasil.

Segundo o secretário da SDR, Osvaldo Hélio Dantas Soares, que atualmente responde também pelo Rurap, é política da secretaria o trabalho em conjunto com as vinculadas em um esforço para contribuir com o crescimento do setor produtivo do Estado do Amapá.

Também participaram do encontro o chefe da Unidade de Sanidade Vegetal, Charles Ferreira Brito e o médico veterinário Ádamo Bruno Favacho de Araújo.


Deixe seu comentário


Publicidade