Ação emergencial beneficia mais de 1,5 mil famílias com água potável no distrito de Anauerapucu, em Santana
Após os dois principais poços que abasteciam a comunidade secarem devido à forte estiagem, um sistema provisório de captação, distribuição e tratamento está sendo instalado na comunidade
A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) enviou uma equipe operacional para a comunidade de Anauerapucu, em Santana, para prestar assistência emergencial para mais de 1,5 mil famílias na quinta-feira, 7. A ação foi necessária após o aumento dos impactos da forte estiagem na região, que secaram os dois principais poços utilizados pelos moradores.
Como medida emergencial, um sistema hídrico provisório para captação da água do rio está sendo instalado na região. A água será tratada com produtos químicos, passando por um processo de decantação e purificação antes de ser encaminhada à rede de distribuição local.
“Não há como aumentar a profundidade dos poços devido à presença de ferro. Estamos sem água de qualidade para beber ou realizar as tarefas domésticas”, afirmou a líder comunitária de Anauerapucu, Iza Gomes.
A iniciativa reforça as ações humanitárias imediatas que o Governo do Amapá têm realizado nas comunidades afetadas com a seca intensa. Ainda na quinta-feira, foi enviada uma embarcação com cerca 120 mil litros de água potável, 115 kits de alimentos e 2,3 mil litros de água mineral, para atender mais de 100 famílias na Vila do Sucuriju, no município de Amapá. Outras 2 mil pessoas também são assistidas no distrito do Bailique, em Macapá.
“O Governo do Estado está presente e nós vamos realizar a captação direta do rio para o tratamento e distribuição. Como os poços secaram, nossa ação é emergencial, mas já temos um projeto pronto para um novo sistema que garantirá que a comunidade não sofra mais com a estiagem no próximo ano”, afirmou o diretor-presidente da Caesa, Jorge Amanajás.
Deixe seu comentário
Publicidade