Cidades

Aécio Neves diz que perda do grau de investimento é ‘caos anunciado’

Ele afirmou que rebaixamento é responsabilidade de Dilma.


Presidente nacional do PSDB – principal partido da oposição –, o senador Aécio Neves (MG) classificou a perda do grau de investimento do Brasil de “caos anunciado”. Em uma entrevista coletiva no Senado, o parlamentar tucano afirmou que a responsabilidade pelo rebaixamento brasileiro é “exclusivo” da presidente Dilma Rousseff.

Nesta quarta (9), a agência de classificação de risco Standard and Poor’s (S&P) retirou o grau de investimento do Brasil na classificação de crédito. A nota do país foi rebaixada de “BBB-” para “BB+”, com perspectiva negativa. No comunicado em que informou a decisão, a agência apontou como causas da decisão de rebaixar a nota brasileira a deterioração fiscal do país e a falta de coesão da equipe ministerial de Dilma.

“Nós estamos, como todos os brasileiros já percebem, vivendo o caos anunciado. E, diferentemente, do que diz a presidente, anunciado há muito tempo. A presidente quer passar a impressão de que só soube do agravamento da crise após as eleições. Isso, mais uma vez, não é verdade. Falta com a verdade a presidente da República”, disse Aécio na entrevista.

Segundo o senador, no primeiro semestre de 2014, já havia uma queda de receita em comparação com o mesmo período do ano anterior. Para ele, essa defasagem fiscal justificaria uma reorganização das despesas públicas. “O que fez a presidente da República? Ampliou os gastos”, ironizou.

Na avaliação de Aécio, mesmo diante dos primeiros indícios da crise econômica, Dilma não quis perder popularidade “para vencer as eleições”. “A responsabilidade exclusiva pela situação que passa o Brasil, que irá se agravar a partir deste rebaixamento, é de responsabilidade exclusiva da presidente”, ressaltou o tucano.


Deixe seu comentário


Publicidade