Cidades

Agosto Lilás: Governo promove blitz educativa de combate à violência contra as mulheres

Ação alerta sobre como identificar casos, além de canais para denúncias


 

No mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Governo do Amapá iniciou a campanha Agosto Lilás. As atividades começaram na quinta-feira, 1º, com uma blitz educativa para alertar a população sobre o tema.

 

A iniciativa ocorreu na Rodovia Josmar Chaves Pinto (AP-010), na Zona Sul de Macapá, e trouxe como mensagem “O Silêncio Pode te Calar Para Sempre”. Durante a ação, diversas pessoas foram orientadas sobre como proceder ao identificar casos de violência.

 

A gerente da Rede de Atendimento à Mulher (RAM) da Secretaria de Estado de Políticas Para as Mulheres, Larissa Rocha, destacou que a ação também focou em temas sensíveis e necessários, como a importância de pedir ajuda e locais para denunciar.

 

“Estamos distribuindo panfletos que trazem informações sobre atos que englobam a violência e números de contato para denúncias. É imprescindível saber que existem órgãos que fornecem ajuda para esses tipos de casos, e precisamos levar essas informações ao maior número de pessoas”, explicou Larissa.

 

Entre os alcançados pela ação, está o aposentado Edivaldo Ferreira, de 58 anos. Casado e pai de uma filha, ele ressaltou como a campanha é importante para alertar a população sobre os casos de violência contra a mulher.

 

 

“Todas precisam ser respeitadas, e os homens devem aprender a ter consciência e maturidade para lidar com as situações, pois agressões físicas, verbais e de todos os tipos são consideradas crimes. As mulheres não devem se calar”, declarou Ferreira.

 

Operação Shamar e Agosto Lilás

A iniciativa se une com a Operação Shamar, que visa combater, prevenir e reprimir a violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o Amapá. A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Políticas Para as Mulheres, em parceria com a Polícia Civil, Patrulha Maria da Penha, Polícia Militar, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Ministério Público.

 

A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto e que este ano completa 18 anos. Ela foi elaborada para amparar mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade.

 

Denúncia

Denúncias de violência contra as mulheres podem ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. A Central de Atendimento à Mulher, que atua nos números 180 e 181, funciona 24 horas por dia de modo gratuito e confidencial.

 

Além disso, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) e a Rede de Atendimento à Mulher, que funcionam nos números 190 e (96) 98402-7649, respectivamente, também esclarecem dúvidas sobre os tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.

 


Deixe seu comentário


Publicidade