Cidades

Agricultores recebem autorização para explorar terras da Floresta

Carta de anuência concede aos proprietários que estão no entorno da área de concessão da Floresta Estadual do Amapá (Flota) vários direitos


A agricultora Ana Sintra deu mais um passo no caminho da expansão da produção dentro de sua propriedade. Há treze anos ela esperava o dia em que teria o direito de produzir na própria terra. Foram anos de luta, mas que ela nunca desanimou. Na manhã deste sábado, 9, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) entregou a ela a carta de anuência. O evento ocorreu na comunidade de Cupixi, no município de Porto Grande.

A carta de anuência concede aos proprietários que estão no entorno da área de concessão da Floresta Estadual do Amapá (Flota), o direito de desenvolver atividades de agricultura, extrativismo de produtos florestais não madeireiros e plano de manejo florestal familiar ou comunitário. “O documento dá aos produtores a segurança que não tinham. Estão autorizados a desenvolver atividades agrícolas e a contribuírem com o desenvolvimento econômico do Amapá”, disse o diretor-presidente do IEF, Marcos Tenório.

Além de Ana, outros 104 produtores das comunidades de Cupixi, Nova Canaã, Matapi e Vila Nova, de Porto Grande, também receberam suas cartas de anuência. “Estou muito feliz. Foram anos de espera por esse documento. Vou utilizar para conseguir entrar em uma associação e participar de projetos para aumentar a produção”, afirmou.

A entrega é resultado do trabalho da equipe do IEF, que desde o ano passado, catalogou todos os produtores que estavam dentro da Flota. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão, esteve no evento e explicou como funcionará o processo do Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro obrigatório nacional para quem atua dentro de áreas rurais do estado. “Vamos providenciar o CAR de todos esses produtores que estão recebendo a anuência para que possam desenvolver suas atividades dentro da legalidade e respeitando o meio ambiente”, informou.

Ainda este mês mais cartas de anuência serão entregues aos produtores de Porto Grande e Mazagão, que compõe a Flota fora da área de concessão.


Deixe seu comentário


Publicidade