Cidades

Alunos criam objetos com materiais reaproveitáveis

Na rede municipal de ensino



 

A Escola de Educação Infantil Cantinho do Amor está realizando, aos sábados, aulas práticas voltas para a conscientização e prática da educação ambiental, em vez das costumeiras teorias. Os alvos são os alunos do 1º período. No último sábado, a professora Lúcia Rodrigues levou as crianças para a área livre da escola para ensinar a elas, na prática, que o que se joga no lixo pode ser reaproveitado e transformado em artigos para a casa, basta para isso ousar da criatividade.

Os pequeninos ficaram livres para manusear todo o material trazido pela professora. Com as mãos cheias de cola e tinta, o uniforme não voltou intacto pra casa, mas o aprendizado foi uma diversão. “Eu gostei muito. A gente pegou caixa de leite, colocou papel nela, grudou com cola, pintamos e fizemos um sofá bonito, feito de caixa de leite. Dá para sentar de verdade nele, sabia?”, falou empolgada Júlia Nunes, de apenas 4 anos. “Ah! Eu gostei muito, foi diferente, usamos jornal, garrafas, caixas, papel, cola…. a gente colou tudo com a mão, foi legal”, acrescentou Willian Halax.

“É importante que as crianças aprendam desde muito cedo a cuidar do ambiente onde vivem, e essa postura cidadã tem de iniciar dentro da casa deles e na escola, por isso sempre pensamos em repassar conhecimentos que possam estimular o senso crítico deles e causar-lhes experiências sensitivas mesmo. Hoje confeccionaram uma cadeira a partir de elementos que normalmente vão para a lixeira. Dessa forma, além de aprenderem a chamada coleta seletiva, também se divertiram, reciclaram, construíram, brincaram e aprenderam a trabalhar em grupo”, explicou a professora Lúcia.


Deixe seu comentário


Publicidade