Cidades

Alunos participam de discussões sobre prevenção ao uso de drog

No Colégio Amapaense



 

A direção e professores do Colégio Amapaense estão trabalhando a prevenção através do estímulo à prática de atividades escolares. Além disso, eles buscam incentivar uma relação aberta e honesta entre todos da comunidade escolar.

Estudantes do 2º ano do Colégio Amapaense, em Macapá, tiveram uma aula diferente nesta segunda-feira, 22. O tema foi a prevenção ao uso de entorpecentes por meio do projeto “Viva a Vida Sem Drogas”. Palestras foram ministradas por representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Ministério Público, Tribunal de Justiça, Monte Tabor, Polícia Militar e a Faculdade Estácio.

Segundo o professor Josué Assunção Baía, que é um dos coordenadores do projeto, a intenção é informar aos adolescentes sobre os prejuízos do uso de entorpecentes quanto à relação com a sociedade, família e escola. Segundo a coordenação, esse ainda é um projeto piloto. Ele será atualizado e terá uma abrangência maior.

As palestras destacaram alguns fatores de risco que levam as pessoas a utilizar drogas, como a curiosidade natural dos adolescentes e a influência dos amigos, além de problemas familiares, exclusão social e falta de oportunidades de trabalho.

Para a aluna Thaís Agenor Cambraia, as palestras são importantes para chamar atenção de todos para os riscos que as drogas provocam. “No ano passado aqui no colégio tivemos muitos problemas com uso de drogas e isso estava afetando o dia a dia da escola. Perdemos muitos amigos por causa disso. Essa discussão é importante porque deixa a gente antenado sobre o problema”, alertou a estudante.

O sargento Dantas, da Polícia Militar, exemplificou vários fatos relacionados aos jovens usuários de drogas. “Os atos infracionais, por exemplo, quase 90% são oriundos do consumo de entorpecentes. Ou o jovem vende e consome, ou rouba para comprar a droga”, disse.


Deixe seu comentário


Publicidade